Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Publicado em

O Condomínio Rural Residencial RK, em recurso de apelação cível no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), contesta a sentença que ordena a demolição de 2.071 moradias e impõe uma multa de R$ 224 milhões.

A defesa argumenta que a decisão viola a razoabilidade e desrespeita leis como a Federal nº 13.465/2017 e a Complementar nº 986/2021 do DF, que autorizam a regularização fundiária de núcleos urbanos informais implantados até 2016, como o RK, reconhecido como passível de regularização pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT/DF).

A defesa enfatiza que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), autor da ação iniciada em 2000, celebrou em 2007 o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº 002/2007), um instrumento contratual com o Distrito Federal, IBRAM e TERRACAP, que destaca a viabilidade de regularização do condomínio, incluindo o aproveitamento das obras de infraestrutura e moradias existentes.

Obras como drenagem pluvial e o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), realizadas com aval público, sanaram danos ambientais de 2005, tornando injustificáveis a demolição e a multa exorbitante.

Por fim, o condomínio pede a suspensão da sentença, alegando risco irreparável às famílias, e solicita a extinção da ação por perda de interesse processual do MPDFT, conforme o TAC, ou a cassação para reanálise das provas.

A defesa sustenta que a regularização é um dever do Distrito Federal, conforme o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e que a multa viola o Código de Processo Civil, devendo ser anulada ou reduzida, além de contestar a verba honorária ao MPDFT, proibida pela Lei nº 7.347/85.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Campanha Cartão Vermelho para o Racismo entra em campo no Mané Garrincha neste domingo (1°)

A decisão da Supercopa Rei entre Flamengo e Corinthians, neste domingo (1º/2), às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, terá mais do...

Mais Radar

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.