O ASSUNTO É

AGEFIS DERRUBA CASAS E SOME COM CARRO RETIRADO DE UMA GARAGEM

Publicado em

Em uma operação de derrubadas de casas comandada pela presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, ocorrida na terça-feira (7), na Colônia Agrícola Samambaia, um carro de marca audi, cor branca, que estava na garagem de uma das nove casas demolidas foi levado por um guincho. No entanto, o veículo não foi encontrado em nenhum curral de carros aprendidos do Detran-DF

De acordo com o Decreto nº 37.239, de 7 de abril de 2016, que estabelece diretrizes para definir e priorizar ações da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), não há nada que estabeleça que o órgão possa estender o seu poder de fiscalização para apreender veículos como ocorreu durante uma operação de derrubadas de casas em Vicente Pires.

Uma equipe do Detran foi chamada ao local para guinchar um audi de cor branca que estava dentro da garagem de uma das casas demolidas. O Radar apurou que o veiculo rebocado ilegalmente, por não conter multas ou outras irregularidades, não foi levado ao Detran, o que normalmente ocorre com veículos aprendidos no DF ou em qualquer parte do país.

Após muita procura, o Radar apurou  que o veiculo se encontra no pátio da própria Agefis como se fosse mercadoria apreendida de ambulantes. De acordo com um funcionário do órgão, o carro só será liberado após o pagamento de uma multa equivalente ao valor da operação de derrubada das nove casas, ocorrida na chácara 94 da Colônia Agrícola Samambaia.

Visão Radar

A luz do direito isso se chama apropriação indébita. A Agefis não tem poderes, do ponto de vista da legislação, para apreender veículos e estipular multas, cuja competência é do Detran quando o veiculo esteja com débitos de IPVA e multas e que se encontra em circulação, o que não é o caso do audi levada pela Agefis. A ação revela-se abusiva e ilegal  e torna-se um caso de polícia.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

MDS alerta sobre fake news de pagamento do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou os beneficiários do Bolsa Família sobre notícias falsas envolvendo o...

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Polícia Militar do DF realiza cerimônia de aposentadoria de cães K9

A PMDF celebrou a aposentadoria de 10 cães K9 após 8 anos de serviço. Em uma cerimônia emocionante, 8 novos cães foram apresentados ao batalhão, destacando o papel essencial dos animais em operações policiais.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»