O ASSUNTO É

Violência política cresce no país com agressões, insultos e assassinatos

Publicado em

Dados do Observatório de Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, lançados ontem (11), apontam que no Brasil foram registrados 214 casos de violência política nos primeiros seis meses de 2022.

Conforme os levantamentos, a violência de cunho politico cresceu 32% maior que os 161 episódios registrados no primeiro semestre de 2020, último ano eleitoral.

Apesar do crescimento no comparativo entre os semestres dos dois anos eleitorais, o último trimestre (entre abril e junho) de 2022 registrou queda de 10% no número de ocorrências no comparativo com os três primeiros meses deste ano.

O grupo, coordenado pelo professor Felipe Borba, considera violência política “qualquer tipo de agressão que tenha o objetivo de interferir na ação direta das lideranças políticas”, como atos para limitar atuação, silenciar, impor interesses e eliminar oponentes.

Os dados revelam que a violência política está em todo o país (apenas o Amapá não registrou nenhuma ocorrência no ano), reflete disputas locais e atingiu militantes de 23 partidos, sobretudo homens entre 40 e 49 anos.

Os casos mais comuns são de ameaças e agressões.

Ao longo do primeiro semestre foram registrados 19 casos de violência política contra militantes do PSD, 18 contra membros do Republicanos e 17 episódios contra integrantes do PT e do PL.

Siga o RadarDF no Instagram e no Twitter

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Pulada de “cerca política” de Michelle faz ela perder popularidade no DF

Michelle Bolsonaro começa a sentir o peso do racha no clã. Acusada de ignorar a candidatura de Flávio, vê sua base no DF encolher enquanto aliados cobram lealdade e expõem fissuras no bolsonarismo local.

Mais Radar

Fred Linhares propõe punição mais dura para omissão de socorro filmada

Projeto de Fred Linhares endurece punição para omissão de socorro sobretudo quando agressões contra crianças são filmadas. A proposta reage a casos chocantes e mira a cultura da indiferença diante da violência.

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

Últimas do Radar