O ASSUNTO É

Violência política cresce no país com agressões, insultos e assassinatos

Publicado em

Dados do Observatório de Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, lançados ontem (11), apontam que no Brasil foram registrados 214 casos de violência política nos primeiros seis meses de 2022.

Conforme os levantamentos, a violência de cunho politico cresceu 32% maior que os 161 episódios registrados no primeiro semestre de 2020, último ano eleitoral.

Apesar do crescimento no comparativo entre os semestres dos dois anos eleitorais, o último trimestre (entre abril e junho) de 2022 registrou queda de 10% no número de ocorrências no comparativo com os três primeiros meses deste ano.

O grupo, coordenado pelo professor Felipe Borba, considera violência política “qualquer tipo de agressão que tenha o objetivo de interferir na ação direta das lideranças políticas”, como atos para limitar atuação, silenciar, impor interesses e eliminar oponentes.

Os dados revelam que a violência política está em todo o país (apenas o Amapá não registrou nenhuma ocorrência no ano), reflete disputas locais e atingiu militantes de 23 partidos, sobretudo homens entre 40 e 49 anos.

Os casos mais comuns são de ameaças e agressões.

Ao longo do primeiro semestre foram registrados 19 casos de violência política contra militantes do PSD, 18 contra membros do Republicanos e 17 episódios contra integrantes do PT e do PL.

Siga o RadarDF no Instagram e no Twitter

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cleber Lopes critica a OAB-DF pelo abandono de advogados sob risco

O advogado Cleber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF, criticou duramente a entidade, afirmando que a instituição abandonou os advogados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades e têm suas prerrogativas desrespeitadas, sem receber o apoio devido.

Mais Radar

Saiba como baixar o e-Título para votar no primeiro turno

No primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro, o...

Deputado Robério pede viaduto para ligar Ceilândia e Samambaia

Distrital reforça solicitação ao GDF para obra no Setor P Sul com o objetivo de reduzir engarrafamentos e aumentar a segurança no trânsito.

Deputado Roosevelt homenageia administradores em sessão solene

A cerimônia reconheceu a importância da profissão para o desenvolvimento econômico e social. Moções de Louvor foram entregues a administradores e representantes da classe.

CLDF concederá título de cidadão honorário de Brasília a Toni Duarte

O jornalista maranhense Toni Duarte receberá a mais alta honraria concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em solenidade prevista para o mês de outubro. O jornalista é reconhecido por sua atuação em diversas áreas e a honraria celebra seu compromisso com a sociedade brasiliense.

Projeto que amplia atenção à saúde bucal infantil nas escolas avança na CLDF

A proposta, de autoria da deputada Paula Belmonte, foca na conscientização de pais, educadores e agentes de saúde sobre a importância de hábitos de higiene bucal desde cedo.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»