No quadrado político do Distrito Federal, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado alagoano Artur Lira (PP-AL), nada de braçada e não há nenhuma dúvida de que ele pode se eleger na disputa que ocorrerá nesta segunda-feira (1º/ 02) para a presidência da Câmara Federal.
Dos oito deputados federais, que formam a bancada do DF, seis deles irão votar a favor de Artur Lira.
ELEIÇÃO NA CÂMARA! Forças de Segurança estarão atentas para garantir a ordem pública
São eles: Luís Miranda (DEM), Celina Leão (PP), Júlio César (Republicanos), Flávia Arruda (PR), Bia Kicis (PSL) e Paula Belmonte (Cidadania).
Os deputados, Professor Israel (PV) e Erika Kokay (PT) irão depositar o voto a favor de Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo ainda presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
As articulações dos últimos dias foram decisivas para que os deputados brasilienses, no conjunto da maioria, fechassem apoio em torno do nome de Lira em uma reunião ocorrida, há duas semanas, na casa da deputada Margarete Coelho (PP-PI) no Lago Sul.
Entre o grupo de deputados pro-Arthur Lira, dois deles: Celina Leão (PP) e Luís Miranda se destacam por fazer parte do núcleo de campanha do candidato a presidência da Câmara, viajando com ele a vários estados para um corpo-a-corpo em busca do voto.
Ainda em meio aos seis eleitores de Lira no DF, um deles, o deputado Luís Miranda, chama atenção por ser do Democratas, partido de Rodrigo Maia, principal cabo eleitoral do emedebista paulista Baleia Rossi.
Procurado pelo RadarDF, Miranda contextualizou o cenário da disputa que fez rachar em banda o DEM.
Ele disse que a aliança feita entre Maia e o PT, para turbinar a campanha de Rossi, desagradou grande parte do partido comandado pelo presidente nacional do partido, ACM Neto.
“No passado recente, o DEM desidratou devido a pressões feitas pelo ex-presidente Lula (PT) que queria varrer o partido do cenário político brasileiro. O Democratas sobreviveu as perseguições e cresceu em todo o país nas últimas eleições, graças ao empenho e ao carisma do nosso líder ACM Neto”, apontou Miranda.
Se dentro do Democratas boa parte irá votar no candidato de Jair Bolsonaro, já dentro do PT da Câmara existem rejeições ao nome de Baleia Rossi.
O candidato de Rodrigo Maia é acusado por petistas de tramar no processo que arrancou do trono a ex-presidente Dilma, com um impeachment ocorrido em abril de 2016.
Uma ferida não sarada até hoje, o que faz de 27 dos 53 deputados, que formam a bancada na Câmara, não engolir o emedebista. Há quem diga que alguns deles irão votar no Lira.
Você precisa fazer login para comentar.