O ASSUNTO É

Variante Delta mobiliza classe política nos estados, mas a do DF, ignora

Publicado em

A bancada federal do Rio de Janeiro pressionou no final da semana passada, e o Ministério da Saúde prometeu enviar mais vacinas, para minimizar o perigo de contágio comunitário da variante Delta no estado.

Em Brasília, onde foi registrado 45 casos da cepa indiana, a população conta apenas com o esforço do GDF para que o MS reponha, urgentemente, as 290 mil doses que lhe é devido há mais de 60 dias.

Os parlamentares, representantes do DF, com assento no Congresso Nacional, continuam ignorando a agonia e o medo da morte sentida pelo povo brasilense.

A população está diante de uma bancada fraca para defender os interesses do DF e, ao mesmo tempo, esperta para defender o próprio umbigo.

Para os infectologistas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mesmo que sejam repostas as doses que foram direcionadas e aplicadas, a pedido do Ministério da Saúde, para a imunização das Forças Armadas e das forças de segurança local, ainda assim, o DF seguirá com pouca vacina para conter o avanço da cepa indiana.

No caso do Rio de Janeiro, onde já passam de 74 casos, com a confirmação de três mortes pela variante Delta, o governo, prefeitos e toda a classe politica da bancada estadual e federal, que representam o Estado, se uniram  para exigir um acréscimo de doses da vacina contra a Covid-19.

A pressão foi grande, fazendo com que o Ministério da Saúde avaliasse, em reunião no último sábado,  um novo modelo de divisão dos imunizantes entre os estados.

O avanço da cepa indiana, que já provoca a transmissão comunitária no DF, entrou nesta terça-feira (27) na pauta de debates dos deputados distritais.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa,  declarou ao RadarDF que a CLDF vai pedir uma audiência ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga, para debater o assunto referente o déficit vacinal e da importância da liberação de mais vacinas para conter os impactos produzidos pela Delta no Distrito Federal.

“Vamos fazer oficio a cada um dos três senadores e dos oito deputados federais para que se unam a gente nessa demanda em defesa da saúde pública da nossa população”, disse Delmasso.

Ele afirmou que a negativa do Ministério da Saúde, ao revelar que está disposto a brigar na justiça contra o GDF para não repor as doses devidas, abre uma crise desnecessária contra um ente federativo que luta e tem direito sob a  justa distribuição vacinal no país.

“Está na hora da classe política do DF, sem cor partidária ou ideológica, se unir em defesa dos interesses da saúde da  população”, defende Delmasso.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Policiais agem certíssimos! Deputado dá “carteirada” e leva spray na cara

PMDF age com firmeza e legalidade no bloco Rebu: apreende drogas, prende suspeitos e usa spray não letal para conter tumulto, garantindo a segurança coletiva sem ceder a "carteiradas" políticas do deputado distrital Fábio Félix.

Mais Radar

Fred Linhares propõe punição mais dura para omissão de socorro filmada

Projeto de Fred Linhares endurece punição para omissão de socorro sobretudo quando agressões contra crianças são filmadas. A proposta reage a casos chocantes e mira a cultura da indiferença diante da violência.

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

Últimas do Radar