“Não é governo paralelo”. Pelo menos foi isso que deputados federais, senadores e deputados distritais deixaram claro durante um café da manhã que ocorreu nesta manhã de terça-feira (31), na casa do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), no Lago Sul. Rollemberg tentou boicotar o encontro ao convocar deputados distritais para uma reunião no Buriti no mesmo horário. Se lascou!
boicote do governador Rodrigo Rollemberg para “melar” o café da manhã na casa do deputado Izalci Lucas, não surtiu nenhum efeito. Dois dos três senadores (Cristovam e Reguffe), sete dos oito deputados federais e um número significativo de deputados distritais, entre eles, o presidente da Câmara, Legislativa, Joe Valle, resolveram criar um Comitê Permanente de Avaliação Estratégia.
O comitê será formado por um senador,dois deputados federais e três deputados distritais com o objetivo de apresentar sugestões setoriais para ajudar a resolver os gargalos que o governo de Brasília não teve até agora a competência para resolvê-los.
O Distrito Federal que tem a característica de Estado/Município, onde fica os poderes constituídos da República e mantido pelo Fundo Constitucional para que máquina pública possa funcionar , no entanto, nos últimos dois anos, o DF está um caos econômico e administrativo sentido pelos seus mais 2 milhões de habitantes.
Uma piada
A falta de gestão é patente. Na opinião, por exemplo, do deputado Alberto Fraga (DEM), presente a reunião, “o governo Rollemberg é uma piada”. Fraga disse ainda que um governo que inaugura um batalhão de Polícia na Estrutural, sem efetivo algum e sem mobilha é um governo debochado. “É querer zombar da cara da população”.
Rosso diz que o governo Rollemberg tem jeito
Apesar de apostar todas as fichas em um governo bancarroto, dizendo que ainda “tem jeito”, o deputado Rogério Rosso (PSD), empregou a palavra “desprendimento” sem retaliações políticas entre GDF e o legislativo local e federal. “A população precisa apenas disso”, afirmou Rosso.
Arrogância
O deputado Larte Bessa (PR), que no ano passado travou um bate-boca com o governador e depois reiterou na tribuna da Câmara o chamando de “vagabundo, mentiroso, maconheiro e cagão”, destacou a importância da reunião e desmontou a tese de que a oposição está montando um governo paralelo.
“Desde o principio nós tentamos ajudar o governo. Izalci foi falar com ele e ele andou espalhando que nós queríamos cargos, e não era isso. Ele é um cara arrogante, revanchista e mentiroso”, disse Bessa.
Governo que não existe
A deputada Celina Leão (PPS) classificou a criação do comitê permanente para debater as graves questões que afligem a população do Distrito Federal como um grande gesto das bancadas representativas da população, tanto na Câmara Legislativa, como na Câmara Federal e no Senado. “A classe política não pode ficar de braços cruzados, assistindo Brasília sendo empurrada para o fundo do poço por causa de um governo que não existe”, disse ela.
Para o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, a reunião revela que oposição e situação venceram as diferenças partidárias para debater os graves problemas da cidade, como a questão hídrica, a questão fundiária e a questão dos transportes públicos.
“Ficou muito claro o empenho dos senadores, dos deputados federais e dos deputados distritais no sentido de apresentar sugestões ao governo”, disse.
Regularização fundiária
O deputado Izalci Lucas explicou que o Comitê Permanente terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador Rodrigo Rollemberg terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas.
Temas como a crise hídrica, definição no PDOT e LUOS, recuperação dos recursos do Fundo Constitucional, solução para o custo dos Transportes e Regularização Fundiária do DF, serão de forma aprofundada debatidos pelo Comitê.
Ao Radar Izalci reforçou que a Medida Provisória 759/2016, assinada pelo presidente de República, Michel Temer, no final do ano passado, com o objetivo de promover a regularização fundiária no país, será uma das pautas prioritárias a ser debatida dentro do Comitê.
Ele afirmou que o prazo para apresentação de emendas da medida provisória termina no próximo dia 5. As sugestões recebidas pelos moradores de condomínios passaram pelo comitê permanente e em seguida serão apresentadas a Comissão Especial do Congresso que irá analisar a MP 759.
Parlamentares Presentes: Fraga, Cristovam Buarque, Roney Nemer, Augusto Carvalho, Reguffe, Wasny de Roure, Celina Leão, Wellington Luiz, Rogério Rosso, Laerte Bessa, Fraga, Raimundo Ribeiro, Joe Vale, Cristiano Araújo, Roberio Negreiros e Ronaldo Fonseca.
VEJA VÍDEO DA TV RADAR
[embedplusvideo height=”327″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2jrHPWq” standard=”http://www.youtube.com/v/kOAy0enOUtk?fs=1″ vars=”ytid=kOAy0enOUtk&width=600&height=367&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep5539″ /]
Você precisa fazer login para comentar.