O ASSUNTO É

SOCIEDADE COMENTA DERROTA DE ROLLEMBERG e exalta a coragem e o traquejo político de Joe Valle

Publicado em


A derrubada dos preços das passagens de ônibus pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi classificada por alguns representantes da sociedade civil brasiliense, ouvidos por Radar, como uma resposta a um governo que não ouve a população e não é transparente no que faz

barra-radar

letra-opresidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cléber Pires, comemorou o resultado de 18X0 contra a medida do governo que revoltou mais de 1 milhão de usurários dos transportes públicos no DF que passaram a pagar uma passagem de ônibus mais cara no primeiro dia útil do ano.

A derrubada do aumento imposta pela Câmara Legislativa, durante a histórica sessão extraordinária ocorrida nesta quinta-feira 12, foi classificada por Pires de que enfim “temos um legislativo no cerrado” e classificou ainda a postura e a firmeza do novo presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) como “louvável e de compromisso público”. O dirigente do setor produtivo afirmou que a nova mesa diretora deu uma demonstração para a sociedade de que é possível fazer um legislativo independente e isento.

“Esse é o papel que deve primar um parlamento” (Cléber Pires)

Cléber-Pires-ACDF“O presidente Joe Vale sente na carne o mesmo que sente o setor empresarial do DF e a sacrificada população usuária dos transportes coletivos. Neste primeiro momento, deu pra sentir que essa nova mesa diretora da Câmara trabalhará como isenção dando respostas à sociedade de que ela estará bem representada. Esse é o papel que deve primar um parlamento eleito para defender o povo. Quanto ao governador, vamos fazer mais uma vez um apelo a ele, que estabeleça prioridades depois que ouvir a sociedade. Se fizer isso, com toda certeza, o governo erraria menos. Ficamos estarrecidos ao ver o chefe do Executivo chamar os deputados de irresponsáveis. Isso é uma agressão desmedida. O que o governo precisaria fazer é sentar à mesa e buscar soluções para resolver os problemas que afetam a população. Não tenho dúvida de que a Câmara acertou quando 18 deputados disseram não ao aumento. Isso é um ato de grandeza e de coragem do parlamento local”.

“O prestígio da Câmara, com essa postura, só tem a se elevar no meio da população” (Withman Castro)

withmamO jornalista Withman Castro, um dos coordenadores do Ceilândia Sempre Viva, movimento que mais se manifestou contra o aumento abusivo das passagens de ônibus, com protestos nas ruas de Ceilândia e Taguatinga, disse que o resultado da sessão da Câmara que derrubou o decreto de Rollemberg revela que a população pode ter um parlamento de verdade se os seus representantes continuarem a fazer o dever de casa como foi feito nesta quinta-feira.

“Essa é a primeira grande mesa diretora na história da Câmara Legislativa que eu conheço. O que disse o deputado Joe Valle, no dia de sua posse, ocorrida no dia primeiro de janeiro, de que iria convocar os deputados para derrubar esse aumento nos preços das passagens de ônibus, considerado injusto e abusivo, ele cumpriu no dia de ontem. Pela primeira vez, a população do DF viu um parlamento se posicionando em defensa dos seus interesses e não em conchavos entre paredes como historicamente vinha fazendo. Eu acredito nessa nova mesa. O prestígio da Câmara, com essa postura, só tem a se elevar no meio da população que já não acreditava mais no legislativo e havia perdido o respeito pelos seus representantes. Esse placar de dezoito a zero no governo é a prova cabal de que nem mesmo os aliados do governo, que votaram contra o aumento, não aceitam essa tragédia que Rodrigo Rollemberg insiste transformar Brasília”.

“Joe Valle ganhou o respeito, o apoio e a admiração do povo do DF” ( Marcos Coelho)

marcos lago sulPara Marcos Coelho, presidente da Associação dos Moradores da QL 12, do Lago Sul, local em que o governo comete crime ambiental, construído pavimento asfáltico na beira do lago para entregar ao grupo Natura (relembre aqui), a derrota de Rollemberg representa a vitória da maioria da população do bairro mais nobre de Brasília.

“O que se viu ontem, foi uma Câmara Legislativa, pela primeira vez na sua história, revelar a sua independência de poder sob o comando de um deputado que cumpriu o que disse durante a sua posse, de que iria comandar o legislativo ao lado de um colegiado comprometido no resgate da imagem do parlamento local, junto à sociedade. A postura da Câmara, neste ano de 2017, será o requisito básico de avaliação da população que, no ano seguinte, vai definir quem desses atuais 24 deputados devem ser eleitos ou não. Apesar de não ser nenhum analista político, mas arisco que, hoje, o deputado Joe Valle ganhou o respeito, o apoio e a admiração do povo do DF, que ao logo dos últimos dois anos tem sido maltratado por um governo que não dialoga, cujo governador acredita que o Estado é ele. Parabenizo e apoio essa nova Câmara e estou convencido de que essa derrota de 18 a zero em cima de Rollemberg é um sinal evidente de que ele não manda na vontade do povo”.

“A sociedade aplaude e apoia a nova mesa diretora da Câmara” (Marli Rodrigues)

Marli-SindisaúdeA presidente do Sindsaúde, Marli Rodrigues, que irá reapresentar um novo pedido de impeachment contra o governador Rodrigo Rollemberg, disse que o resultado da sessão ordinária da Câmara Legislativa, que suspendeu o reajuste nos preços das passagens de ônibus, deixou a classe trabalhadora mais aliviada e com a sensação de não está abandonada nas mãos de um governador tirano e irresponsável.

“Quero parabenizar a bravura da Câmara Distrital que teve a coragem de meter o pé na porta do Buriti e de mandar um recado a Rollemberg mostrando que o povo não está só. Que existe um poder legislativo que deve legislar em favor do povo e sempre se colocar contra os interesses particulares de um governador que não é transparente e nem probo. A CLDF votou com firmeza e independência e coerência política. Para mim e para a população, ficou muito claro a intenção malévola do governador em massacrar os servidores público, os geradores de serviços e ainda jogar uma conta nas costas dos trabalhadores para privilegiar acordos escuros. Esse governador quer fazer o mesmo quando insiste em implantar o esquema das Oss no sistema de saúde pública para privilegiar aqueles que irrigaram em sua campanha de 2014, como o dono do Semea, o médico e empresário Mohamad Moustafa, que atuava no Amazonas, preso como alvo da operação “Maus Caminhos”, da Policia federal. Por isso, a sociedade aplaude e apoia essa nova mesa diretora, em especial ao deputado Joe Valle, que já mostrou a que veio. Ele não vai agir da mesma forma que agiu um ex-presidente frouxo submisso e subserviente, igual o Juareizão, do partido de Rollemberg” .

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»