O ASSUNTO É

Se lascou! Luís Miranda pode perder mandato por distribuir iphone a eleitores

Publicado em

O deputado federal eleito Luís Miranda (DEM), pode perder o mandato em ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral. Ele é acusado de ter distribuído Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores. Miranda foi eleito com 65.107 votos no 1º turno das Eleições 2018. O processo está sendo analisado por um desembargador eleitoral

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma ação de investigação para apurar crimes eleitorais, como gastos ilícitos de recursos financeiros de campanha e abuso de poder econômico, foi impetrada nesta quarta-feira pelo Partido Patriota contra o deputado federal eleito Luiz Miranda.

O processo (0603108-57.2018.6.07.0000 ) está nas mãos do corregedor Regional Eleitoral, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Se for julgado procedente a denúncia, Miranda terá a cassação do registro ou expedição diploma do mandato e ficará inelegível por oito anos.

As provas contra o deputado eleito pelo Democratas sobre o cometimento de compra de votos são robustas, segundo o advogado especializado em direito eleitoral e presidente do Patriota-DF, Paulo Fernando Melo da Costa.

“Na petição estão vídeos em que o deputado eleito aparece fazendo sorteio de Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores durante a campanha eleitoral. Isso é crime. Oferecer dinheiro, presente ou qualquer vantagem para o eleitor em troca de voto, ainda que a oferta não seja aceita, a conduta configura ilícito eleitoral tido como corrupção eleitoral ativa ”, afirma o advogado Paulo Fernando.

Ele sustenta ainda que Luis Miranda, deputado federal eleito, abusou do poder econômico fato que afetou todos os legitimados para igual cargo na disputa eleitoral.

Na prestação de contas o candidato eleito, não apresentou comprovante da despesa de pagamento realizado na veiculação de anúncios publicitários realizado no jornal Correio Brasiliense.

O Radar procurou o deputado eleito por telefone, mas não atendeu as ligações.

Veja a ação de investigação contra Luis Miranda:

[pdf-embedder url=”https://radardf.com.br/wp-content/uploads/2018/11/COMPRA-DE-VOTOS.pdf” title=”COMPRA DE VOTOS”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB convoca mais 50 Analistas de TI para reforçar time de tecnologia

O BRB convoca mais 50 profissionais aprovados no concurso para Analista de Tecnologia da Informação. A lista com os nomes dos convocados será publicada...

Mais Radar

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Últimas do Radar