O ASSUNTO É

Se lascou! Luís Miranda pode perder mandato por distribuir iphone a eleitores

Publicado em

O deputado federal eleito Luís Miranda (DEM), pode perder o mandato em ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral. Ele é acusado de ter distribuído Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores. Miranda foi eleito com 65.107 votos no 1º turno das Eleições 2018. O processo está sendo analisado por um desembargador eleitoral

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma ação de investigação para apurar crimes eleitorais, como gastos ilícitos de recursos financeiros de campanha e abuso de poder econômico, foi impetrada nesta quarta-feira pelo Partido Patriota contra o deputado federal eleito Luiz Miranda.

O processo (0603108-57.2018.6.07.0000 ) está nas mãos do corregedor Regional Eleitoral, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Se for julgado procedente a denúncia, Miranda terá a cassação do registro ou expedição diploma do mandato e ficará inelegível por oito anos.

As provas contra o deputado eleito pelo Democratas sobre o cometimento de compra de votos são robustas, segundo o advogado especializado em direito eleitoral e presidente do Patriota-DF, Paulo Fernando Melo da Costa.

“Na petição estão vídeos em que o deputado eleito aparece fazendo sorteio de Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores durante a campanha eleitoral. Isso é crime. Oferecer dinheiro, presente ou qualquer vantagem para o eleitor em troca de voto, ainda que a oferta não seja aceita, a conduta configura ilícito eleitoral tido como corrupção eleitoral ativa ”, afirma o advogado Paulo Fernando.

Ele sustenta ainda que Luis Miranda, deputado federal eleito, abusou do poder econômico fato que afetou todos os legitimados para igual cargo na disputa eleitoral.

Na prestação de contas o candidato eleito, não apresentou comprovante da despesa de pagamento realizado na veiculação de anúncios publicitários realizado no jornal Correio Brasiliense.

O Radar procurou o deputado eleito por telefone, mas não atendeu as ligações.

Veja a ação de investigação contra Luis Miranda:

[pdf-embedder url=”https://radardf.com.br/wp-content/uploads/2018/11/COMPRA-DE-VOTOS.pdf” title=”COMPRA DE VOTOS”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar