O ASSUNTO É

SAI DAÍ, IZALCI! ROLLEMBERG E ABADIA A UM PASSO DE FICAR COM O PSDB

Publicado em

A sete meses das eleições desse ano, a candidatura de Izalci Lucas ao governo do Distrito Federal, pode sair da dúvida para ser enterrada de uma vez por todas pela Executiva Nacional do PSDB. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidente da legenda, pode liberar o partido para apoiar o governador Rodrigo Rollemberg. Tucanos dissidentes pró-Rollemberg ciscam que nem pinto no lixo

Por Toni Duarte

O destino político do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), pode ganhar um desfecho nos próximos dias diante da posição irredutível do vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que assume o governo do estado em abril quando Alckmin terá que se desincompatibilizar para disputar a Presidência da República.

Márcio França, exige do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a apoiar sua candidatura ao Executivo paulista em troca de uma aliança com o PSB no âmbito nacional.

Se isso não prosperar, França quer pelo menos  que os estados como Pernambuco, Espírito Santo e o Distrito Federal,  locais em que o PSB tem candidaturas próprias, o PSDB seja um aliado. No caso do DF, o partido terá que ir para os braços de Rodrigo Rollemberg.

Márcio França chega até mesmo ameaçar demitir, assim que assumir o palácio dos Bandeirantes,  os tucanos que comandam onze pastas do governo paulista caso não haja acordo de mútuo apoio entre os dois partidos.

Os eventos ocorridos entre PSDB e PSB em São Paulo, começam a assustar e fazer água no projeto político de Izalci Lucas, que sonha ser candidato a governador do Distrito Federal.

A posição de França está sendo comemorada por Rollemberg e pelo grupo dissidente do PSDB-DF, comandado por Maria de Lourdes Abadia, que é secretária de governo e defende a reeleição de Rodrigo Rollemberg. Abadia sonha ser candidata a vice na chapa de reeleição do desastroso socialista.

No início desse mês Izalci foi reconduzido a direção do PSDB-DF, onde ficará como presidente provisório até o dia 15 de março. Findado o prazo, três situações podem ocorrer. Ou Izalci permanecerá na provisória, ou será eleito presidente definitivo do diretório, ou o PSDB enterra a candidatura dele ao Buriti e se alia a Rollemberg.

A situação de incerteza que se arrasta desde o inicio do ano passado, quando o racha da legenda  veio à tona, está levando o PSDB-DF ao desmanche neste ano eleitoral.

O prazo para registro dos nomes para a disputa de deputado federal e distrital encerra em abril, conforme regras do TSE e o partido está encontrando  dificuldades para  convencer postulantes a disputarem a eleição pela legenda tucana.

Muitos que se filiaram ao PSDB-DF, preferiram migrar para outras legendas do que permanecer na dúvida sobre quem comandará o partido: se Izalci Lucas ou Rollemberg com a turma de Maria de Lourdes Abadia.

Ao Radar, o deputado Izalci repetiu o mesmo de sempre: “sou pré-candidato a governador”. Será? Até eu estou em dúvida.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Dupla que matou a tiros em Ceilândia pega mais de 40 anos de cadeia

O crime foi praticado por motivo torpe, decorrente de desavenças relacionadas ao tráfico de drogas e à grilagem de terras.

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»