Alegando um rombo de quase R$ 2 bilhões no orçamento , o governador Rodrigo Rollemberg anunciou que irá parcelar o salário dos servidores públicos do DF. Coube ao secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio, falar sobre o assunto nesta quarta-feira (16) . Ele disse que a medida já era para ter entrado em vigor desde o mês passado. O governo que enterrou Brasília agora mata o povo de fome
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, não será o único governador do país a deixar os servidores públicos à míngua por falta de pagamento do salário. O governador do Distrito Federal vai adotar a mesmo calote, alegando que não tem dinheiro para pagar os 190 mil servidores (entre ativos, aposentados e pensionistas) por causa de um déficit de quase R$ 2 bilhões no orçamento.
Segundo o secretário da Casa Civil, Sergio Sampaio o risco de o governo ter de parcelar o salário dos servidores públicos chega a 50%. Ele afirmou que o GDF está tendo dificuldades de fechar as contas e enxerga como única saída pagar parcelando o salário dos servidores. Sampaio afirmou ainda que a prioridade no caso é pagar os fornecedores que estão atrasados há quatro meses.
Entre os serviços considerados essenciais citados por Sampaio estão limpeza pública, transporte público, manutenção de equipamentos de hospitais e fornecimento de medicamentos. “A gente fica fazendo essa conta para ver até onde a gente consegue esticar a corda com esses fornecedores para eles não pararem o fornecimento dos serviços.”