O ASSUNTO É

ROLLEMBERG EMBROMA PARA PUBLICAR LEI QUE OBRIGA NOTIFICAR ANTES DE MANDAR DERRUBAR CASAS NO DISTRITO FEDERAL

Publicado em

AOGOVERNADORO PL 680/2015 de autoria da deputada Telma Rufino, beneficiada pela derrubada do veto recebido pelo governador Rodrigo Rollemberg, deveria ser publicada no Diário Oficial, conforme determina a Lei Orgânica do Distrito Federal. A derrubada do veto ao referido PL ocorreu no dia 15 e a lei foi promulgada pela presidente da Câmara Legislativa, Celina leão na quarta-feira (23). O Executivo faz corpo mole para publicar a lei. Caso não faça isso até segunda-feira, caberá Celina Leão tomar a iniciativa de publicar a lei no DODF.

                                                                         

LETRA Alei obriga a Agefis a cumprir o principio do contraditório e da ampla defesa que manda notificar antes de promover derrubadas de casas habitadas no Distrito Federal. Entidades representativas do segmento condominial do DF desconfiam que a o governador Rodrigo Rollemberg esteja fazendo corpo mole para publicar, já que tenta de toda as formas, por meio da Procuradoria Geral, derrubar a “Lei Rufino”na justiça alegando inconstitucionalidade.

“Neste mundo tem gente pra tudo”. Esse é o argumento mais acertado dito e repetido por centenas de moradores de condomínios organizados em grupo de a whatsapp ao perceberem uma má vontade de Rollemberg de publicar a lei no DODF.

A Lei Orgânica do Distrito Federal é clara ao disciplinar as promulgações de leis tanto por parte do Executivo como pelo Legislativo. O Art. 74 diz : “Aprovado o projeto de lei, na forma regimental, será ele enviado ao Governador que, aquiescendo, o sancionará e promulgará.

O inciso 1º diz : “Se o Governador do Distrito Federal considerar o projeto de lei, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quarenta e oito horas, os motivos do veto ao Presidente da Câmara Legislativa”.

O inciso 2º diz: “O veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, parágrafo, inciso ou alínea. O inciso 3º diz: “Decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Governador importará sanção”. O inciso 4º diz : “Se o veto não for mantido, será o projeto enviado ao Governador para promulgação”.

O incido 5º diz: “Esgotado, sem deliberação, o prazo estabelecido no art. 66, § 4º, da Constituição Federal, o veto será incluído na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições até a sua votação final, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados, em votação ostensiva. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 47, de 2006.)”

E finalmente o inciso 6º da Lei Orgânica diz: “Se a lei não for promulgada em quarenta e oito horas pelo Governador nos casos dos §§ 3º e 4º, o Presidente da Câmara Legislativa a promulgará e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente fazê-lo”.

Dez dias após a derrubada do veto ao PL 680 que foi promulgado como Lei 5.646/2016 pela presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, na ultima quarta-feira, no entanto ela só passar a valer após a sua publicação no DODF. Em contato com a assessoria da presidente Celina o Radar apurou que caso a lei não seja publicada pelo governador até segunda-feira da próxima semana, a própria presidente do Poder Legislativo tomará a iniciativa de levar o texto a publicação no DODF. O Radar está ligado !

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Mais Radar

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Últimas do Radar