O ASSUNTO É

Reguffe mais próximo de Ibaneis por sinalizar o fim da tributação sobre remédios

Publicado em

Uma batalha antiga do senador Reguffe pode ser concretizada ainda este ano pelo governador Ibaneis Rocha: o fim dos impostos sobre medicamentos no Distrito Federal. A intenção do governador foi anunciada dias antes de assumir o cargo, durante uma conversa que teve com Reguffe. O senador, até agora sem partido, acredita que o DF pode cravar o fim da tributação sobre os remédios antes mesmo do seu projeto de lei ser aprovado no Congresso para âmbito nacional

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A principal bandeira de luta do senador José Antonio Reguffe pode ganhar um forte aliado na causa com alguém que ele nunca imaginava: o governador Ibaneis Rocha.

Dias antes de assumir o cargo de governador, Ibaneis Rocha e Reguffe se encontraram para uma conversa, cujo teor era os impostos sobre medicamentos de uso humano.

Uma matéria carregada por Reguffe desde quando era deputado distrital. Levou a bandeira para a Câmara Federal e continua com ela no Senado da República.

Ele disse ao Radar, nesta quinta-feira(14), que a  aprovação da proposta é muito importante para a população porque  vai aliviar o bolso daqueles que usam principalmente remédios de uso continuado.

Em 2014, Reguffe foi o principal avalista da vitória de Rodrigo Rollemberg nas eleições daquele ano.

Em 2015, o senador rompeu laços políticos com o então governador por não ter honrado o compromisso de baixar os preços dos medicamentos.

Na última quarta-feira (13), em Plenário, o senador brasiliense pediu ao presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que coloque em pauta a sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2015.

O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na legislatura passada e ainda precisa ser votado no Plenário. Se aprovada pelos senadores, deverá ser analisada na Câmara dos Deputados.

Se houve um avanço da proposta de Reguffe no Congresso Nacional, o fim da tributação sobre remédios pode acontecer bem antes disso no âmbito do Distrito Federal.

Estudo neste sentido, a pedido de Ibaneis, se encontra sob a responsabilidade do secretário de Fazenda André Clemente para saber qual é o grau de impacto que atingiria a receita do Estado, caso seja implementada a medida. Ibaneis considera a proposta de Reguffe como “importante”.

Além da sensibilidade do governador, sempre voltada em atendimento aos que mais precisam, como é o caso da enorme parcela da população, impossibilitada financeiramente de adquirir remédios de uso continuado, por um preço mais acessível, o gesto de Ibaneis pode ser visto também por outro víeis: trazer Reguffe para o seu lado, por exemplo.

Na eleição de 2018, o senador Reguffe manteve uma postura neutra sobre a corrida ao Buriti, se limitando apenas em algumas gravações de vídeos pedindo votos para a reeleição do senador Cristovam Buarque (PPS) que não conseguiu se reeleger.

Uma fonte do Buriti consultada pelo Radar sustentou que  a aproximação do governador com o  senador Reguffe tem algo a ver com o distanciamento do aliado e senador tucano Izalci Lucas (causa até agora sem explicação por ambos)  e também por  ser a senadora Leila do Vôlei (PSB) uma aliada do ex-governador Rollemberg.

“Um senador  aliado  politicamente com o governador  se faz necessário”, disse a fonte.

A faz sentido.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Site com informações sobre a nova CNH no Distrito Federal é lançado

Informações sobre a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser encontradas no site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O objetivo...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar