O ASSUNTO É

RAQUEL DODGE ENTRA COM AÇÃO CONTRA REGRA DA REFORMA POLÍTICA

Publicado em

A procuradora-Geral da república, Raquel Dodge, ajuizou, no STF, ADIn 5875, com pedido de medida cautelar, contra a disposição da EC 97/17, que assegura aos partidos políticos autonomia plena para estabelecer regras sobre a duração de seus órgãos provisórios

Raquel Dodge alega que essa autonomia prevista na emenda afronta o limite imposto ao constituinte de reforma de respeitar os princípios fundamentais impostos pelo Estado democrático de direito.
A emenda integra a reforma política aprovada no ano passado e altera o art. 17 da CF, que trata dessa autonomia conferida aos partidos políticos.

Entre outros questionamentos, a procuradora-Geral destacou que “a escolha de candidatos a pleitos passa a ser controlada de modo incontornável pela direção nacional, limitando a renovação partidária e frustrando que o partido apresente ao eleitor candidatos surgidos nas próprias bases partidárias”.

A EC 97/17, segundo a procuradora-Geral, permite que os partidos políticos fiquem livres para perpetuar práticas antidemocráticas, o que se “revela tanto mais danoso em ano eleitoral, como é o de 2018, que se aproxima”.

A PGR sustenta que a norma deve ser interpretada no sentido de que a autonomia dos partidos nesse ponto não é plena, devendo-se respeitar as diretrizes estabelecidas pelo TSE.

O pedido cautelar é para que a regra seja interpretada de forma que os partidos possam estipular um tempo de validade dos diretórios provisórios segundo critério razoável, observando-se o limite máximo de 120 dias. No mérito, pede a interpretação conforme indicada no pedido da cautelar.

Postado por Radar/Fonte:PGR

Veja a petição inicial da Adin

 

 

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»