O ASSUNTO É

PSDB nacional exige que Izalci se candidate a deputado federal

Publicado em

Depois de ser traído pelo senador Cristovam Buarque (PPS) e por Rogério Rosso (PSD), além de seu próprio partido,  o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) não terá outra alternativa a não ser a de se candidatar a deputado federal ou ao Senado, se quiser continuar como presidente da legenda regional e manter o partido vivo no DF

Apesar de ter sido abandonado e traído pelo grupo das “Madalenas Arrependidas”, liderada por Cristovam e pelo deputado Rogério Rosso, o deputado federal Izalci Lucas, presidente provisório do PSDB-DF, declarou que sairá sozinho como pré-candidato a governador do Distrito Federal.

No entanto, nos bastidores tucano, surge a informação de que a executiva nacional do PSDB,  teria exigido do deputado nesta sexta-feira (20/07),  que desista de tal ideia e anuncie de imediato a sua pré-candidatura a deputado federal.

O presidenciável Geraldo Alckmin ,que também traiu Izalci, alimentando até a última hora a sua pré-candidatura ao Buriti, já tem  palanque no DF, sem precisar mais do tucano. Alckmim fechou acordo nacional com o  chamado “centrão” formado pelo DEM, PP, PR, PRB e SD.

O  centrão  fechou um acordo nesta sexta-feira (20), para apoiar o tucano para a Presidência da República. Dirigentes saíram do encontro afirmando que aliança está consolidada e que o  anúncio formal será feito na próxima semana. O PSD de Gilberto Kassab, partido de Rosso, também está com Alckmim.

Se Frejat mantiver a sua desistência de concorrer ao Buriti, resposta que vai anunciar só na segunda-feira (23), os integrantes da aliança PP, PR, MDB, Avante e PHS irão anunciar a pré-candidatura de Alberto Fraga (DEM), no lugar de Jofran Frejat.

Fraga que era pré-candidato a senador, pela mesma coligação, aceitou  liderar a  chapa e disse que na majoritária terá lugar para Izalci Lucas para disputar uma das duas vagas ao Senado.

A exigência do PSDB nacional, em relação ao DF, e aos demais estados, está na meta dos grandes partidos para as eleições de outubro que é a de conquistar uma bancada acima de 50 deputados federais.

Dez por cento ou mais da Câmara Baixa . Esta é a base de lançamento para um projeto de poder no novo governo, seja quem for o eleito.

Este é o esforço das direções nacionais e o PSDB-DF não está fora disso. Mesmo baleados pela Operação Lava Jato, os atuais “Quatro Grandes” (PT, MDB, PSDB e PP) apostam que superam a meta.

Izalci por sua vez, se recusa a ser rebaixado depois que as “Madalenas Arrependidas”, grupo ligado por Cristovam e Rogério Rosso, o traíram.

Izalci se lascou. Ou será candidato a federal ou bye, bye!!.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Palmeiras empata e termina rodada um ponto à frente do Flamengo

Na noite de domingo (26), o Palmeiras teve a chance de abrir três pontos para o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro, mas o...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar