O ASSUNTO É

Prudente Governador! Fim da Agefis e criação da Regional do Sol Nascente podem ser aprovados

Publicado em

Duas promessas feitas por Ibaneis Rocha, durante a campanha, poderão ser consolidadas nesta semana pelas mãos do deputado e presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB),  ao assumir interinamente o cargo de governador do DF. As promessas são:  proposta do executivo que extingue a Agefis e cria o DF-Legal, e  o  projeto de criação da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A viagem do governador Ibaneis Rocha (MDB) a Portugal e a saída estratégica do vice-governador Paco Brito (Avante), para fora do país foi a forma encontrada pelo chefe do Executivo para prestigiar a Câmara Legislava do Distrito Federal e realinhar os laços de apoio junto a base aliada.

No próximo dia 24, quarta-feira, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, mesmo  interinamente, vai virá governador, o mais jovem da história política  do DF. Prudente tem 35 anos e assumirá o comando do Palácio do Buriti até o início do próximo mês.

Como na política tudo é uma troca, no gesto de Ibaneis Rocha estão apensadas algumas propostas de interesses do Executivo, entre elas, a que trata do fim da Agência de Fiscalização que será transformada em DF-Legal e a criação da Região Administrativa do Sol Nascente/ Pôr do Sol. As  promessas foram feitas durante a  campanha.

No pacote do governador tem ainda o projeto de lei que revisa a concessão do Passe-Livre Estudantil.

Houve mudanças no projeto original, antes apresentado a CLDF,  que estabelecia  que todos os estudantes passassem a pagar uma parte do valor da passagem. Mas houve reação contrária.

Atualmente, tanto alunos da rede privada quanto os da rede pública têm direito à gratuidade integral, prevista pela Lei Distrital 4.462/2010.

No novo formato da proposta que se encontra na Câmara Legislativa prevê que o Passe Livre Estudantil seja mantido para alunos da rede pública e bolsistas da rede privada.

Quem usa programas de financiamento como Fies e ProUni também continua com o cartão de gratuidade.

O governo  propõe manter o passe-livre de usuários com renda familiar de até três salários mínimos.

Apesar de algumas mudanças no texto, no entanto o projeto do Executivo ainda conta com algumas resistências de deputados de oposição e até de aliados do governo.

A viagem do governador Ibaneis e de Paco Brito ao exterior,  poderá facilitar para que  os projetos  em pauta sejam devidamente aprovados sob o comando do governador interino Rafael Prudente.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de chamamento público para o credenciamento do programa Cartão Material Escolar. São aptas a participar...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar