O ASSUNTO É

Proposta de Flávia Arruda inibirá golpes aplicados por celulares com linha pré-paga

Publicado em

Um crime que já fez muitas vítimas pelo país, até mesmo na esplanada atingindo de deputados a ministros, revelou a dificuldade da identificação de golpes aplicados por celulares com linha pré-paga. Só que essa facilidade no registro pode acabar. É o que propõe projeto de lei, de autoria da deputada federal Flávia Arruda (PL/DF), que torna obrigatória a habilitação presencial do serviço.

“Basta um CPF válido e um nome fictício qualquer que um novo número é ativado em questão de minutos. A partir desse ponto, os malfeitores possuem total anonimato e uma poderosa ferramenta na mão para aplicação dos mais variados golpes”, declara Flávia Arruda.

A parlamentar foi vítima em junho quando um golpista utilizou sua foto em um aplicativo de mensagens e pediu dinheiro a pessoas conhecidas. Amigos desconfiaram e a alertaram.

Após comunicar as autoridades foi possível confirmar que a linha utilizada era pré-paga e não continha um registro do proprietário.

O projeto diz que o modelo pré-pago tem um importante papel no acesso à telefonia móvel no país.

De cerca de 229 milhões de linhas ativas, 55% são pré-pagas. Mas o texto ressalta que as facilidades e simplificação da compra são utilizadas de má fé por criminosos.

VEJA O PROJETO DE LEI DE FLÁVIA ARRUDA

[pdf-embedder url=”https://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2019/07/pl.pdf”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»