O ASSUNTO É

PROJETO QUE REDUZ O NÚMERO DE DEPUTADOS E SENADORES É ENGAVETADO

Publicado em

Um projeto que diminui o número de deputados dos atuais 513 para 385 – uma redução de 25% – e o de senadores de 81 para 54 – dois e não três por Estado – tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O autor é o senador Jorge Viana (PT-AC), mas tem o apoio de 33 senadores, de 11 partidos, que subscreveram a iniciativa

A ideia é um sucesso de público. É a proposta que lidera o ranking de projetos com mais opiniões na consulta pública do Senado. Até o momento, teve mais de 1,6 milhão de acessos e votos de cidadãos que concordam ou não com a ideia.

O resultado é amplamente favorável a adoção da regra. O atual número de representantes sofre uma derrota fragorosa, uma goleada. O “placar” até agora está assim: 99,4% (1.638.045) concordam que o Congresso Nacional tenha menos deputados e senadores. E apenas 0,6%, exatos 9.734, é contra.

Viana acredita que a representação popular pode ser mais enxuta e mais barata. O número de parlamentares foi aumentando com o tempo e a criação de novos estados. Em especial o de deputados. Em 1946, eram 289 deputados; em 1962 deu um salto para 404; em 1986 chegou a 487; e, há algumas legislaturas, são 513.

Sucesso popular, mas não internamente, ao que parece. O projeto não anda. Apresentado em 2015 já teve como relator o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Decidiram, então, juntar outras propostas semelhantes. Por causa disso, outro relator foi escolhido em março deste ano: o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Desde então, o projeto não anda. Ele não apresentou seu parecer.

Entre os senadores que assinaram a proposta de diminuir o tamanho do Congresso estão o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), Cristovam Buarque (PPS-DF), Ana Amélia (PP-RS), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Romário (Pode-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Receita amplia total de benefícios fiscais a serem declarados

A Receita Federal ampliou para 173 o número de benefícios fiscais que precisam ser informados na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de...

Mais Radar

Sistema do governo permite autoexclusão em sites de apostas

O governo federal lançou a Plataforma Centralizada de Autoexclusão. O cadastro...

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência

Foi publicado a portaria conjunta que dispõe sobre o direito de...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

A população poderá acompanhar os gastos climáticos do governo federal, com...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.