O ASSUNTO É

PROJETO QUE REDUZ O NÚMERO DE DEPUTADOS E SENADORES É ENGAVETADO

Publicado em

Um projeto que diminui o número de deputados dos atuais 513 para 385 – uma redução de 25% – e o de senadores de 81 para 54 – dois e não três por Estado – tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O autor é o senador Jorge Viana (PT-AC), mas tem o apoio de 33 senadores, de 11 partidos, que subscreveram a iniciativa

A ideia é um sucesso de público. É a proposta que lidera o ranking de projetos com mais opiniões na consulta pública do Senado. Até o momento, teve mais de 1,6 milhão de acessos e votos de cidadãos que concordam ou não com a ideia.

O resultado é amplamente favorável a adoção da regra. O atual número de representantes sofre uma derrota fragorosa, uma goleada. O “placar” até agora está assim: 99,4% (1.638.045) concordam que o Congresso Nacional tenha menos deputados e senadores. E apenas 0,6%, exatos 9.734, é contra.

Viana acredita que a representação popular pode ser mais enxuta e mais barata. O número de parlamentares foi aumentando com o tempo e a criação de novos estados. Em especial o de deputados. Em 1946, eram 289 deputados; em 1962 deu um salto para 404; em 1986 chegou a 487; e, há algumas legislaturas, são 513.

Sucesso popular, mas não internamente, ao que parece. O projeto não anda. Apresentado em 2015 já teve como relator o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Decidiram, então, juntar outras propostas semelhantes. Por causa disso, outro relator foi escolhido em março deste ano: o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Desde então, o projeto não anda. Ele não apresentou seu parecer.

Entre os senadores que assinaram a proposta de diminuir o tamanho do Congresso estão o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati (CE), Cristovam Buarque (PPS-DF), Ana Amélia (PP-RS), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Romário (Pode-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) em todo o Brasil...

Operação Contragolpe: PF investiga plano para matar Lula

Cinco suspeitos foram presos com aval do STF, entre eles quatro militares das forças especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", e um policial federal, acusados ​​de planejar um golpe de Estado.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»