O presidente da Câmara Legislativa avalia como péssima a ameaça feita por Rollemberg de que vai recorrer à justiça para manter o preço exorbitante e ilegal das passagens de ônibus e metrô. Joe Valle disse que o desgaste político do governador, junto a população, será bem maior se isso acontecer
ma semana após a derrubada do reajuste nas passagens de ônibus do DF pela unanimidade de 18 dos 24 deputados distritais que compareceram à sessão extraordinária convocada pelo presidente Joe Valle, o governo faz corpo mole, mas será obrigado a publicar no Diário Oficial do Distrito Federal, por toda esta semana, a decisão.
“O PDL aprovado foi muito bem embasado com documentos, nada foi feito de ourelhada e não acreditamos que o governo tenha coragem de recorrer à justiça, mas se isso ocorrer, na minha opinião, o governador sofrerá um desgaste político gigantesco bem maior do que está “, avaliou.
Joe Valle disse ao Radar que a Câmara Legislativa está contribuindo com o governo ao criar uma comissão especial que ficará por seis meses trabalhando na busca de soluções propositivas para a melhoria do sistema de transportes públicos.
“Vamos aprofundar mais na questão da fiscalização do sistema de transportes públicos, coisa que a estrutura de governo não está fazendo de forma correta. Vamos pegar pesado contra a forma como as empresas estão cobrando do governo as gratuidades que no nosso entendimento, há indícios de má-fé que só beneficia quem opera o sistema.
Para o presidente da CLDF, essas providências vão diminuir muito o subsídio bancado pelo GDF. Ele defendeu a implantação “zona azul”, uma espécie de estacionamento público rotativo existente no mundo inteiro como uma alternativa que ajuda a financiar o transporte público.
“Se o governo recorrer da decisão da Câmara, nós vamos recorrer também para fazer valer o que é correto. Não tomamos nenhuma decisão açodada. Fizemos três reuniões com o governador para colocar a posição da Câmara e como deveria ser feito, mas ele não quis nos ouvir. Esperávamos pelo bom senso, que ele ouvisse a Câmara e abrir as planilhas que nunca foram abertas nem para os deputados e nem para a população”, explicou.
Joe Valle afirmou que o legislativo cumpriu o seu papel. Acho muito ruim quando alguém judicializa a política ou politiza a justiça. Joe afirma que a cidade toda estava muito envolvida no processo.
“Os deputados defenderam aquilo que era obrigado a defender já que representam a voz da sociedade. Me surpreendi com a votação unânime dos deputados presentes. A própria base do governo votou a favor. Mesmo aqueles que não puderam comparecer no plenário, mas contribuíram a distância para essa grande vitória da população do DF”.
O presidente da Casa disse não temer retaliações e reafirmou que foi eleito com a proposta de manter uma relação republicana com o Executivo e de primar por um legislativo independente, harmônico e responsável naquilo que for bom para a sociedade.
“Não seremos submissos e nem faremos a oposição sistemática. No caso do aumento nos preços das passagens o governo fez de forma errada. Esse nível de aumento em nenhum lugar do Brasil aconteceu e não foi conversado com as pessoas que vão pagar o aumento. Por que as empresas se recusaram a participar do grupo de trabalho montado pela Câmara? O Conselho de Transportes que é uma exigência da lei o governador até agora não criou, mas a Câmara exigirá essa providência”, disse Valle.
Você precisa fazer login para comentar.