O ASSUNTO É

PREÇOS DAS PASSAGENS: “Se Rollemberg recorrer à Justiça sofrerá um desgaste político desastroso bem maior do que já tem”, diz Joe Valle

Publicado em

O presidente da Câmara Legislativa avalia como péssima a ameaça feita por Rollemberg de que vai recorrer à justiça para manter o preço exorbitante e ilegal das passagens de ônibus e metrô. Joe Valle disse que o desgaste político do governador, junto a população, será bem maior se isso acontecer

barra-radar

1aLETRA Uma semana após a derrubada do reajuste nas passagens de ônibus do DF pela unanimidade de 18 dos 24 deputados distritais que compareceram à sessão extraordinária convocada pelo presidente Joe Valle, o governo faz corpo mole, mas será obrigado a publicar no Diário Oficial do Distrito Federal, por toda esta semana, a decisão.

“O PDL aprovado foi muito bem embasado com documentos, nada foi feito de ourelhada e não acreditamos que o governo tenha coragem de recorrer à justiça, mas se isso ocorrer, na minha opinião, o governador sofrerá um desgaste político gigantesco bem maior do que está “, avaliou.

Joe Valle disse ao Radar que a Câmara Legislativa está contribuindo com o governo ao criar uma comissão especial que ficará por seis meses trabalhando na busca de soluções propositivas para a melhoria do sistema de transportes públicos.

“Vamos aprofundar mais na questão da fiscalização do sistema de transportes públicos, coisa que a estrutura de governo não está fazendo de forma correta. Vamos pegar pesado contra a forma como as empresas estão cobrando do governo as gratuidades que no nosso entendimento, há indícios de má-fé que só beneficia quem opera o sistema.

Para o presidente da CLDF, essas providências vão diminuir muito o subsídio bancado pelo GDF. Ele defendeu a implantação “zona azul”, uma espécie de estacionamento público rotativo existente no mundo inteiro como uma alternativa que ajuda a financiar o transporte público.

“Se o governo recorrer da decisão da Câmara, nós vamos recorrer também para fazer valer o que é correto. Não tomamos nenhuma decisão açodada. Fizemos três reuniões com o governador para colocar a posição da Câmara e como deveria ser feito, mas ele não quis nos ouvir. Esperávamos pelo bom senso, que ele ouvisse a Câmara e abrir as planilhas que nunca foram abertas nem para os deputados e nem para a população”, explicou.

Joe Valle afirmou que o legislativo cumpriu o seu papel. Acho muito ruim quando alguém judicializa a política ou politiza a justiça. Joe afirma que a cidade toda estava muito envolvida no processo.

barrinha“Os deputados defenderam aquilo que era obrigado a defender já que representam a voz da sociedade. Me surpreendi com a votação unânime dos deputados presentes. A própria base do governo votou a favor. Mesmo aqueles que não puderam comparecer no plenário, mas contribuíram a distância para essa grande vitória da população do DF”.

O presidente da Casa disse não temer retaliações e reafirmou que foi eleito com a proposta de manter uma relação republicana com o Executivo e de primar por um legislativo independente, harmônico e responsável naquilo que for bom para a sociedade.

“Não seremos submissos e nem faremos a oposição sistemática. No caso do aumento nos preços das passagens o governo fez de forma errada. Esse nível de aumento em nenhum lugar do Brasil aconteceu e não foi conversado com as pessoas que vão pagar o aumento. Por que as empresas se recusaram a participar do grupo de trabalho montado pela Câmara? O Conselho de Transportes que é uma exigência da lei o governador até agora não criou, mas a Câmara exigirá essa providência”, disse Valle.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»