O ASSUNTO É

Por manter aliados de Rollemberg em cargos, governo Ibaneis pode pagar caro

Publicado em

Se o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), preferiu manter os adversários bem longe da máquina administrativa, o governador Ibaneis Rocha (MDB) preferiu fazer o contrário: manteve no poder boa parte da equipe de Rodrigo Rollemberg, tido como o pior governador da história de Brasília. O surto da dengue que já matou 21 pessoas revela que a saúde, apesar do esforço do governador, continua como no passado

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A epidemia de  dengue no DF começa a assombrar todo o comando da Secretaria de Saúde, inclusive o secretário Osnei Okumoto, após o levantamento feito nos últimos sete dias e divulgado nesta segunda-feira (27).

Na semana passada o boletim da Secretaria apontava 19. 812 notificações da doença no Distrito Federal com 16 mortes. Ontem o número de pessoas infectadas é 21.360 e foram confirmadas vinte e uma mortes.

A subsecretária de Vigilância da Saúde, Elaine Morelo que estava passeando na Argentina, enquanto Brasília se transformava em campo de guerra contra a dengue foi demitida com a divulgação dos dados alarmantes.

A exoneração dela serviu para acender a luz de alerta nos principais postos de comando da Secretaria de Saúde. O mosquito pode continuar derrubando na pasta de Okumoto.

A situação  do aumento desenfreado da dengue, virou uma epidemia e   forçou o governo a improvisar tendas de hospitais de campanha, em várias cidades do DF, para atender a demanda de pacientes.

Se a dengue no DF proliferou esse ano, com a ajuda da população, que não cuidou do dever de casa para não deixar que as larvas não se transformasse em  mosquito, por outro lado a doença se materializou pela falta de gestão que deveria ter a Subsecretaria de Vigilância, um dos braços mais importantes da Secretaria de Saúde.

Os recursos de quase 1 milhão de reais do Fundo de Saúde do Distrito Federal, para ser usados no combate as doenças como dengue, caxumba, chikungunya e leishmaniose, nunca foram usados.

O quadro de detalhamento de despesas, referente ao mês de maio, revela que o montante destinado a vigilância ambiental, que tem o objetivo de destruir o foco da doença ainda no nascedouro, tem 0% liquidado. Ou seja: a despesa está autorizada, mas nada foi empenhado.

“O dinheiro está disponível, mas a dengue está matando”, disse ao Radar uma fonte ligada a área de vigilância ambiental.

O descontrole da dengue no DF pode fazer com que o governador Ibaneis Rocha, que ainda está fora de Brasília, comece a mexer no time da Secretaria de Saúde.

O secretário  Osnei Okumoto, a princípio não estaria ainda na mira do governador. Mas ele terá que mudar parte de sua equipe composta atualmente por vários aliados do ex-governador Rodrigo Rollemberg.

Quando assumiu a pasta em janeiro desse ano,  o japonês justificou a manutenção de parte da  equipe “socialista” para que não ocorresse a descontinuidade dos serviços  prestados a população.

No governo Rollemberg, por exemplo, tido como o pior da história de Brasília, a farmacêutica Elaine Morelo exerceu um cargo de confiança como chefe da Gerência de Medicamentos e Toxicologia e da Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública.

Nas redes sociais, desde o início do governo Ibaneis, a turma do ex-governador deita e rola em cima de números trágicos na tentativa de desqualificar o esforço do atual governador que luta para tirar a saúde do caos.

E não é apenas na pasta da saúde que a “turma do contra” se mantém boicotando por debaixo dos panos. Na secretaria de Educação e em várias autarquias o governo ainda tem a cor amarela do PSB.

Boa parte dos que marchou na campanha vitoriosa do ano passado, encabeçada pelo ex-presidente da OAB-DF, simplesmente ficou de fora e ignorada. Um governo que ganha com uns e governa com outros pode não dar certo, dizem os mais entendidos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas que fazem grande volume de chamadas telefônicas de identificar suas ligações com o...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar