O ASSUNTO É

OS TRÊS PLANOS DE JOE VALLE: GOVERNADOR, SENADOR OU DEPUTADO FEDERAL

Publicado em

De passagem rápida pelo “Senadinho a Boca do Povo” neste sábado (30), para cumprimentar o senador Cristovam Buarque (PPS), que se preparava para ser sabatinado pelas lideranças da região do Jardim Botânico, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), anunciou ao Radar o seu rumo político nas eleições do próximo ano

“Não tenho a pretensão de ser candidato a governador, mas  não descartarei nenhum convite neste sentido caso o meu nome seja construído pelas forças políticas que desejam mudar a situação que se encontra o DF”, disse o distrital Joe Valle, ao lado do ex-governador e senador Cristovam Buarque, candidato à reeleição no próximo ano.

Além desse plano, o qual classifica como “A”,  ainda tem as opções “B” e “C”: ser candidato a senador em uma chapa majoritária ao lado de Cristovam Buarque, caso haja acordo com o distrital Chico Leite (REDE) e por  último o de  entrar na fila como pretenso candidato a deputado federal.

“Não sou aventureiro, mas se houver essa oportunidade por meio das  forças politicas e pelo conjunto da sociedade eu serei candidato ao Buriti”, disse ele.

O presidente da Câmara Legislativa protagonizou a cena política da semana passada ao votar contra o projeto de lei complementar nº 122/2017, que muda a previdência dos atuais e futuros servidores do GDF, apesar de ser aliado político do governador Rodrigo Rollemberg.

“Nós perdemos a grande oportunidade de virarmos uma grande referência no país de ter resolvido definitivamente o problema da Previdência, por causa do curto prazo que transitou a proposta do governo na Câmara”, disse.

Joe Valle apontou que, apesar de tudo, houve um tímido avanço na proposta quando poderia sair melhor se houvesse tempo suficiente para trabalhar o fundo garantidor que seria a grande inovação com a questão da revisão do cálculo atuarial, ciência que utiliza técnicas matemáticas e estatísticas de maneira a determinar o risco e retorno financeiro.

“Fizemos 19 reuniões com técnicos da área, me dediquei por três semanas integralmente ao tema, mas precisava de mais tempo o que não foi possível por causa das pressões e a ameaça do parcelamento dos salários dos servidores, se a proposta não fosse votada naquela terça-feira. Por isso votei contra”, afirmou.

Apesar do voto contrário, Joe Valle disse que não abandonou o esforço para melhorar a proposta das novas regras da Previdência dos servidores públicos.

No sábado, ao cumprimentar Cristovam no Senadinho do Jardim Botânico ele saiu para se reunir com especialistas da área de impostos como o professor do Instituto Brasiliense de Direito Público e ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.

“Temos que trabalhar a questão da dívida ativa que foi colocada como garantia no fundo garantidor”, disse Valle.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Maior Copa do Brasil da história inicia com recorde de clubes e jogos

A edição 2026 da Copa do Brasil reúne o número recorde de 126 clubes. Desta vez a inclusão de novos participantes ocorre da segunda...

Mais Radar

Fred Linhares propõe punição mais dura para omissão de socorro filmada

Projeto de Fred Linhares endurece punição para omissão de socorro sobretudo quando agressões contra crianças são filmadas. A proposta reage a casos chocantes e mira a cultura da indiferença diante da violência.

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

Últimas do Radar