O ASSUNTO É

MPDFT notifica CLDF para retirar da pauta criação das Administrações do Sol Nascente e Arniqueiras

Publicado em

A  proposta de criação da região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol que estava na pauta para ser votada pelo plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (25/06), não ocorrerá enquanto não for regularizada as terras. A trava foi imposta por meio de uma notificação enviada ao governo e a CLDF hoje pelo Ministério Público do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Apesar de ser uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha, a falta de dotação orçamentária para a criação das duas Administrações Regionais com mais 70 cargos de livre provimentos, e a não  regularização fundiária das terras fez com que o projeto de criação das regiões administrativas Sol Nascente/Pôr do Sol e Arniqueiras fosse retirado da pauta de votação que estava prevista para hoje.

Antes mesmo da reunião do colégio de líderes, a mesa diretora da Câmara Legislativa já havia decidido que iria retirar da pauta o projeto de iniciativa do governo Ibaneis.

O próprio governo vinha dando sinais de recuo em aprovar a proposta neste  momento de crise financeira, segundo os  técnicos da Secretaria de Fazenda

O GDF terá que pagar uma dívida, deixada por dois governos anteriores, como o pagamento da pecúnia para servidores que chega a um montante de  R$ 600 milhões.

Além do mais, o cofre do GDF sofreu uma baixa de R$ 700 milhões por ano, referente ao imposto de renda incidente sobre os contracheques de funcionários do Corpo de Bombeiros,  Polícia Civil e Polícia Militar.

Por causa da situação, o  governo do Distrito Federal resolveu ser  mais prudente e meter o pé no freio sobre a criação da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol e da Administração Regional da Arniqueiras.

Os referidos projetos podem  ficar para o próximo ano, disse uma fonte do  governo ao Radar-DF.

Na reunião do colégio de líderes, ocorrida ontem, os distritais acertaram levar para o plenário a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020 e o polêmico projeto que extingue as licenças-prêmios não gozadas transformadas em pecúnias.

Consultado pelo Radar o deputado João Hermeto (MDB), relator do projeto de criação da Região Administrativa do Sol Nascente, confirmou que o projeto não será mais levado para a apreciação do plenário.

Por enquanto o Sol Nascente e o Pôr do Sol seguem como bairros ligados a região administrativa de Ceilândia, comandada pelo deputado distrital e administrador regional Fernando Fernandes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

3ª edição Feira do Trabalho e do Campo agita Gama com atrações

Feira do Trabalho e do Campo movimenta o Gama com programação gratuita, empreendedorismo e valorização da agricultura familiar. Iniciativa fortalece a agricultura familiar, estimula o empreendedorismo e celebra o mês de aniversário da cidade.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar