O ASSUNTO É

Lula faz o que Bolsonaro não fez: muda a política de preço dos combustíveis

Publicado em

O anúncio feito pela Petrobras, sobre a adoção de um novo modelo para definir seus preços, que vinham sendo praticados desde o governo de Michel Temer (MDB), é a prova de que quando um governante quer, faz.

Enquanto Lula “abrasileirou” o preço dos combustíveis, Bolsonaro não conseguiu a mesma façanha, mesmo trocando o comando da presidência da Petrobras por quatro vezes, durante o mandato.

Como não conseguiu ganhar a queda de braço com a estatal, o governo bolsonarista preferiu seguir pelo caminho mais fácil: cortou impostos estaduais e federais cobrados sobre gasolina, diesel e gás de cozinha.

As desonerações eleitoreiras, feitas apenas para tentar ganhar as eleições do ano passado, agora fazem falta ao caixa do poder público para realização de investimentos, com governadores com o pires na mão, tentando buscar um solução negociada junto ao Ministério da Fazenda.

Unidos pelo ‘Dia S’: manifestantes protestam contra corte de recursos do Sesc e do Senac

 

Ao tomar posse em janeiro desse ano, Lula focou na Petrobras, exigindo mudanças na política de preços, criticou o valor de distribuição dos dividendos da estatal e cobrou que o lucro da estatal fosse revertido em investimentos pelo país.

A reação deu certo. Ontem a empresa anunciou que a nova política de preços dos combustíveis, sinaliza um esforço de mediação entre os interesses dos acionistas e o papel social da estatal defendido pelo governo.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar