O ASSUNTO É

Lula faz o que Bolsonaro não fez: muda a política de preço dos combustíveis

Publicado em

O anúncio feito pela Petrobras, sobre a adoção de um novo modelo para definir seus preços, que vinham sendo praticados desde o governo de Michel Temer (MDB), é a prova de que quando um governante quer, faz.

Enquanto Lula “abrasileirou” o preço dos combustíveis, Bolsonaro não conseguiu a mesma façanha, mesmo trocando o comando da presidência da Petrobras por quatro vezes, durante o mandato.

Como não conseguiu ganhar a queda de braço com a estatal, o governo bolsonarista preferiu seguir pelo caminho mais fácil: cortou impostos estaduais e federais cobrados sobre gasolina, diesel e gás de cozinha.

As desonerações eleitoreiras, feitas apenas para tentar ganhar as eleições do ano passado, agora fazem falta ao caixa do poder público para realização de investimentos, com governadores com o pires na mão, tentando buscar um solução negociada junto ao Ministério da Fazenda.

Unidos pelo ‘Dia S’: manifestantes protestam contra corte de recursos do Sesc e do Senac

 

Ao tomar posse em janeiro desse ano, Lula focou na Petrobras, exigindo mudanças na política de preços, criticou o valor de distribuição dos dividendos da estatal e cobrou que o lucro da estatal fosse revertido em investimentos pelo país.

A reação deu certo. Ontem a empresa anunciou que a nova política de preços dos combustíveis, sinaliza um esforço de mediação entre os interesses dos acionistas e o papel social da estatal defendido pelo governo.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Zoológico reabre com funcionamento diário durante o mês de julho

O Zoológico de Brasília retomou as atividades, Após mais de um mês fechado devido à identificação de casos de Influenza Aviária. A reabertura foi autorizada...

Mais Radar

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

Últimas do Radar