O ASSUNTO É

Justiça do DF determina gratuidade do transporte público no 2° turno

Publicado em

Pensando em facilitar a mobilização dos eleitores no segundo turno, a Justiça do Distrito Federal determinou que o transporte público seja gratuito na capital no próximo domingo (30).

Acatando o pedido da Defensoria Pública, a decisão foi divulgada na tarde dessa segunda-feira (24). No documento, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros diz que a oferta é obrigação do poder público.

O metrô e os ônibus vão funcionar com catraca liberada, entre 6h e 19h. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os coletivos vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço nas linhas mais demandadas. A área rual também será atendida.

Para o magistrado, o governo deve “assegurar uma gestão da cidade que harmonize a garantia do direito ao voto com a acessibilidade prática dos cidadãos, prover os meios para que seja ao menos facilitado o deslocamento das pessoas às seções eleitorais”.

Toda a rede de transporte público deve estar disponível à população durante o dia 30 de outubro, até o encerramento da eleição, como manda a determinação. Outra exigência, é que a frota seja suficiente para a atender a demanda de passageiros.

Na decisão diz também que “o custos com a medida de liberação das tarifas exclusivamente no dia e horário das eleições não seria tão extraordinários que não pudessem ser suportados pelo poder público, especialmente para o atendimento de necessidade política tão elementar como a de votar no dia das eleições”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com reforço do transporte público coletivo. A medida é da...

Mais Radar

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Últimas do Radar