O ASSUNTO É

Justiça do DF determina gratuidade do transporte público no 2° turno

Publicado em

Pensando em facilitar a mobilização dos eleitores no segundo turno, a Justiça do Distrito Federal determinou que o transporte público seja gratuito na capital no próximo domingo (30).

Acatando o pedido da Defensoria Pública, a decisão foi divulgada na tarde dessa segunda-feira (24). No documento, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros diz que a oferta é obrigação do poder público.

O metrô e os ônibus vão funcionar com catraca liberada, entre 6h e 19h. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os coletivos vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço nas linhas mais demandadas. A área rual também será atendida.

Para o magistrado, o governo deve “assegurar uma gestão da cidade que harmonize a garantia do direito ao voto com a acessibilidade prática dos cidadãos, prover os meios para que seja ao menos facilitado o deslocamento das pessoas às seções eleitorais”.

Toda a rede de transporte público deve estar disponível à população durante o dia 30 de outubro, até o encerramento da eleição, como manda a determinação. Outra exigência, é que a frota seja suficiente para a atender a demanda de passageiros.

Na decisão diz também que “o custos com a medida de liberação das tarifas exclusivamente no dia e horário das eleições não seria tão extraordinários que não pudessem ser suportados pelo poder público, especialmente para o atendimento de necessidade política tão elementar como a de votar no dia das eleições”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ataque americano derruba regime e ditador Maduro é preso na Venezuela

Os Estados Unidos realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, retirados...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar