O ASSUNTO É

Justiça do DF determina gratuidade do transporte público no 2° turno

Publicado em

Pensando em facilitar a mobilização dos eleitores no segundo turno, a Justiça do Distrito Federal determinou que o transporte público seja gratuito na capital no próximo domingo (30).

Acatando o pedido da Defensoria Pública, a decisão foi divulgada na tarde dessa segunda-feira (24). No documento, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros diz que a oferta é obrigação do poder público.

O metrô e os ônibus vão funcionar com catraca liberada, entre 6h e 19h. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os coletivos vão circular nos horários da tabela de sábado, com reforço nas linhas mais demandadas. A área rual também será atendida.

Para o magistrado, o governo deve “assegurar uma gestão da cidade que harmonize a garantia do direito ao voto com a acessibilidade prática dos cidadãos, prover os meios para que seja ao menos facilitado o deslocamento das pessoas às seções eleitorais”.

Toda a rede de transporte público deve estar disponível à população durante o dia 30 de outubro, até o encerramento da eleição, como manda a determinação. Outra exigência, é que a frota seja suficiente para a atender a demanda de passageiros.

Na decisão diz também que “o custos com a medida de liberação das tarifas exclusivamente no dia e horário das eleições não seria tão extraordinários que não pudessem ser suportados pelo poder público, especialmente para o atendimento de necessidade política tão elementar como a de votar no dia das eleições”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar