O ASSUNTO É

JOE VALLE DIZ QUE CÂMARA FOI AUSTERA EM 2017 E FAZ CRÍTICAS A ROLLEMBERG

Publicado em

O deputado Joe Valle reiterou durante uma coletiva para jornalistas que a Câmara Legislativa, da qual é o presidente, não é um “puxadinho” do Buriti e que vai continuar mantendo uma relação institucional com o governo na base da autonomia e da harmonia entre os poderes

Por Toni Duarte

Joe convocou a imprensa para revelar as medidas de austeridade que reduziram as despesas em 9,5% neste ano e que devem ser intensificadas em 2018 para diminuir em 20% os gastos da casa.

“As despesas com correios e comunicações, por exemplo, diminuíram 88% neste ano comparado a 2016”, destacou o presidente da CLDF.

No campo das relações com o Poder Executivo, Joe Valle disse que o legislativo vai continuar pautando pela sua autonomia de fiscalizar e analisar propostas do governo  e pela harmonia entre os poderes.

Ao ser indagado pelo Radar sobre qual juízo de valor faria do governador Rodrigo Rollemberg, a quem ajudou a eleger em 2014, o distrital avaliou que o governo se perdeu no meio do caminho e que o  governador está mais perdido ainda.

“Apoiei Rollemberg. Construímos junto com ele o programa de governo de Brasília. No final do primeiro ano de governo o PDT, o meu partido, deu um prazo de 18 meses para que ele executasse todas as medidas programáticas. Se isto não acontecesse o PDT sairia da base. Ele ignorou e o PDT saiu da base”, contou Valle.

O prazo dado ao governador, segundo Joe, foi para não fazer o mesmo que ele fez com o  governo Agnelo de onde saiu, sem dizer, para ser candidato a governador em 2014.

“Rollemberg não é de cumprir nada. A única coisa que o senador Reguffe, que na época era do nosso partido, pediu em troca do apoio, foi que baixasse o imposto dos remédios de uso continuado, uma antiga bandeira do senador. Rollemberg alegou não ter condição de baixar imposto de medicamentos. Eu disse: baixe pelo menos o imposto de 1. Ele fez cara de paisagem”, lembrou.

Joe Valle afirmou que fez um gesto ao deixar a Câmara Legislativa no início do mandato para se colocar a disposição e ajudar no desempenho do governo, mas que era preciso o governo cumprir uma meta de pelo menos  50% das promessas de campanha.

No entanto, o monitoramento de compromisso do governo de Brasília não atingiu a meta exigida pelo PDF  e a gente saiu”, afirmou.

Eleições 2018

“Estou no jogo pelo Buriti, mesmo entendendo que na política tem fila. Jofran Frejat, por exemplo, está na minha frente e o próprio governador Rollemberg que busca uma reeleição. Mas entendo, também, que a fila anda e que as nuvens se movem rapidamente conforme o vento”, disse Joe Valle.

SAIBA POR QUE O PDT DEIXOU  ROLLEMBERG

No quadro a baixo, Radar publica o monitoramento das promessas de campanha, voltado para a área da saúde, que o governador Rollemberg deixou de cumprir

[foogallery id=”17614″]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Medalha Ernesto Silva nos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga

No ponto alto da celebração dos 60 anos do Rotary Club de Taguatinga, o presidente do Rotary Club de Brasília, Toni Duarte, entrega emocionadamente a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" à presidente do RC de Taguatinga, Erica Kikushi,

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»