A palavra de ordem repetida por diversas vezes por Joe Valle, durante a sua campanha para presidente da Câmara Legislativa, finalmente ganhará materialidade nesta quinta-feira 12, na sua estréia como presidente eleito da Casa legislativa. Joe conduzirá a sessão extraordinária convocada por ele para sustar os efeitos do Decreto nº 37.940, de 30 de dezembro de 2016, do governador Rollemberg que aumentou os preços das passagens de ônibus e metrô no Distrito Federal
o assumir no primeiro dia do ano o comando da desgastada Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Joe Valle (PDT), fez um gesto de união entre os deputados e afirmou ser possível fazer um trabalho pela melhoria do legislativo como órgão representativo da sociedade. E completou: “A cidade precisa de todos nós”.
O que disse Joe Valle, tinha muito a ver com o que havia sido publicado no Diário Oficial do DF, dois dias antes de sua posse, como novo presidente da CLDF, em que o governador Rodrigo Rollemberg autorizava o aumento nos preços das passagens de ônibus e metrô, considerado pelo distrital como “abusivo, ilegal e imoral”.
Coube ao próprio Joe Valle, informar ao governador Rodrigo Rollemberg que a Câmara Legislativa não aceitaria o aumento das novas tarifas e que o Decreto nº 37.940, de 30 de dezembro de 2016, seria derrubado.
A posição da nova mesa diretora da CLDF ganhou apoio e a confiança dos vários setores da população, principalmente dos mais de 1,1 milhão de passageiros que foram surpreendidos pelo novo aumento, o que provocou críticas e protestos como o ocorrido ontem na Rodoviária do Plano Piloto.
O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) criticou o reajuste que provocou impacto na geração de emprego no DF, por afetar diretamente passageiros e empresários. O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires, se posicionou contra a majoração das tarifas dos transportes públicos. Disse que o aumento segue na contramão do que deveria ser feito, considerando a crise econômica.
“A sociedade não suporta mais. O GDF dá atenção especial para os aumentos no IPTU, IPVA e luz e na calada da noite, o governador decide que quem vai pagar essa conta é o empresário”, disse Cléber Pires.
Durante toda essa semana as entidades da sociedade civil e representação de bairros e cidades se mobilizaram por meio das redes sociais para encher a galeria da Câmara Legislativa nesta quinta-feira. A sessão extraordinária ocorrerá a partir das 14 horas. Os 24 deputados foram convocados. A população vai está presente para fazer pressão. O legislativo brasiliense terá a grande oportunidade de voltar a ganhar a confiança popular, conforme deseja Joe Valle, o novo presidente da Casa. VEJA AQUI O DECRETO DA CLDF QUE DERRUBA A TARIFA ROLLEMBERG.
Você precisa fazer login para comentar.