O ASSUNTO É

JOE VALLE: “A Câmara Legislativa não é para ser submissa a governos, mas para representar e defender a população do DF”

Publicado em

valleA palavra de ordem repetida por diversas vezes por Joe Valle, durante a sua campanha para presidente da Câmara Legislativa, finalmente ganhará materialidade nesta quinta-feira 12, na sua estréia como presidente eleito da Casa legislativa. Joe conduzirá a sessão extraordinária convocada por ele para sustar os efeitos do Decreto nº 37.940, de 30 de dezembro de 2016, do governador Rollemberg que aumentou os preços das passagens de ônibus e metrô no Distrito Federal

barra-radar

letra-ao assumir no primeiro dia do ano o comando da desgastada Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Joe Valle (PDT), fez um gesto de união entre os deputados e afirmou ser possível fazer um trabalho pela melhoria do legislativo como órgão representativo da sociedade. E completou: “A cidade precisa de todos nós”.

O que disse Joe Valle, tinha muito a ver com o que havia sido publicado no Diário Oficial do DF, dois dias antes de sua posse, como novo presidente da CLDF, em que o governador Rodrigo Rollemberg autorizava o aumento nos preços das passagens de ônibus e metrô, considerado pelo distrital  como “abusivo, ilegal e imoral”.

Coube ao próprio Joe Valle, informar ao governador Rodrigo Rollemberg que a Câmara Legislativa não aceitaria o aumento das novas tarifas e que  o Decreto nº 37.940, de 30 de dezembro de 2016, seria derrubado.

A posição da nova mesa diretora da CLDF ganhou apoio e a confiança dos vários setores da população, principalmente dos mais de 1,1 milhão de passageiros que foram surpreendidos pelo novo aumento, o que provocou críticas e protestos como o ocorrido ontem na Rodoviária do Plano Piloto.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) criticou o reajuste que provocou impacto na geração de emprego no DF, por afetar diretamente passageiros e empresários. O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires, se posicionou contra a majoração das tarifas dos transportes públicos. Disse que o aumento segue na contramão do que deveria ser feito, considerando a crise econômica.

barrinha“A sociedade não suporta mais. O GDF dá atenção especial para os aumentos no IPTU, IPVA e luz e na calada da noite, o governador decide que quem vai pagar essa conta é o empresário”, disse Cléber Pires.

Durante toda essa semana as entidades da sociedade civil e representação de bairros e cidades se mobilizaram por meio das redes sociais para encher a galeria da Câmara Legislativa nesta quinta-feira. A  sessão extraordinária ocorrerá a partir das 14 horas. Os 24 deputados foram convocados. A população vai está presente para fazer pressão. O  legislativo brasiliense terá a grande oportunidade de voltar a ganhar a confiança popular, conforme deseja Joe Valle,   o novo presidente da Casa. VEJA AQUI O DECRETO DA CLDF QUE DERRUBA A TARIFA ROLLEMBERG.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com reforço do transporte público coletivo. A medida é da...

Mais Radar

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Últimas do Radar