O ASSUNTO É

Ibaneis sabe o tamanho do rombo nos cofres, mas segue sem olhar para trás

Publicado em

No primeiro dia de governo, oficialmente ocorrido nesta quarta-feira (02/ 01), Ibaneis Rocha embora sabendo  do tamanho do déficit público, deixado pelo seu antecessor Rodrigo Rollemberg,  manterá o que disse no discurso de posse: “não irei governar o DF olhando pelo retrovisor”

Ao contrário do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que passou quatro anos de seu governo reclamando de uma tal “herança maldita”,  deixada pelo ex-governador petista Agnelo Queiroz, o agora governador Ibaneis  Rocha pede ao seu  secretariado que  olhe para frente e comece a trabalhar pelo povo.

O déficit encontrado pelo novo governo é bem maior do que o deixado por Agnelo para a gestão passada.

No final de novembro o governo de transição previa um rombo bilionário nas contas de 2018, que só deve ser finalizado no final do mês de janeiro desse ano,  que chega  a  R$ 7,5 bilhões.

O que mais pesa sobre os números oficiais, é o  passivo que ficou dos servidores em relação a terceira parcela do reajuste, além de um passivo com professores e com  as áreas da saúde.

Apesar da situação crítica nos cofres públicos,  o governador Ibaneis Rocha deixou claro que não irá governar olhando para trás por ter se comprometido trabalhar para tirar o DF do caos.

Na tarde desta quarta-feira Ibaneis participou do ato de posse do novo ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), para quem pediu ajuda financeira,  antes mesmo de assumir o comando do governo,  para tirar a saúde dos brasilienses da UTI.

Enquanto isso,  na residência Oficial de Águas Claras, mesmo sem a presença de Ibaneis Rocha, o secretariado se reuniu com o objetivo de se adequar diante dos efeitos do “decretão” publicado no primeiro dia do ano que esvaziou a estrutura governamental.

Saíram tranquilos com a garantia que novas nomeações serão feitas ainda hoje para a ocupação de cargos considerados estratégicos para  não provocar o apagão da máquina pública.

Todos os cargos comissionados, nomeados pela gestão passada, foram exonerados e alguns foram mantidos por matriculas para dar continuidade nos serviços.

O secretário de Comunicação Wellington Moraes, ao falar com jornalistas, garantiu que já começa bem com  inúmeras ações como o SOS Distrito Federal,  um programa de governo que irá atacar os problemas na área da saúde, da segurança e da educação.

Ele disse ainda que a reunião de Águas Claras  serviu para dirimir dúvidas  entre os secretários e alinhar  o ritmo do governo Ibaneis Rocha.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Reunião entre Ajab e DER-DF traça planos para o Jardim Botânico

Reunião na sede do DER-DF com a AJAB define prioridades urbanas do Jardim Botânico, como passarelas e viadutos. Fauzi Nacfur anuncia obras e destaca parceria com a associação para melhorar infraestrutura e mobilidade na região.

Mais Radar

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Últimas do Radar