O ASSUNTO É

Filippelli defende realização de concurso público para fortalecimento das atividades sanitárias do DF

Publicado em

O deputado federal Tadeu Filippelli (MDB-DF) solicitou nesta segunda-feira (10), ao governador Ibaneis Rocha,  a realização de um concurso público para os cargos de carreira de auditor de atividades urbanas da Vigilância Sanitária do Distrito Federal.

O  parlamentar acredita que o chamamento de um concurso público, voltado para a referida atividade profissional, pode evitar um iminente colapso da estrutura sanitária na saúde do Distrito Federal, neste momento de  pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na indicação n° 724/2020, feita ao Executivo local, Tadeu Filippelli justificou que último concurso, voltado para o fortalecimento da Vigilância Sanitária do DF, foi realizado há vinte e sete anos.

“É  preciso considerar o aumento populacional do Distrito Federal, pois a quantidade de servidores de hoje já não é suficiente para atender as demandas existentes. Daí a importância de recompor o quadro desses profissionais”, defende o deputado federal.

Ele também destaca que as últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam que  a população passou de 1.598.415 habitantes em 1991 para 3.015.268 habitantes em 2019. Os dados não consideram o crescimento do Entorno do DF.

Para Filippelli, a recomposição dos servidores da Vigilância Sanitária é fundamental para a intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços.

“A realização de um concurso público para reestruturar a vigilância de saúde é imprescindível para que o DF não sofra as consequências por falta de profissionais e entre em colapso, principalmente em tempos de pandemia”, argumenta Filippelli.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

OMS aprova primeira vacina para uso emergencia de Mpox em crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a inclusão da vacina...

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»