O ASSUNTO É

Filippelli defende realização de concurso público para fortalecimento das atividades sanitárias do DF

Publicado em

O deputado federal Tadeu Filippelli (MDB-DF) solicitou nesta segunda-feira (10), ao governador Ibaneis Rocha,  a realização de um concurso público para os cargos de carreira de auditor de atividades urbanas da Vigilância Sanitária do Distrito Federal.

O  parlamentar acredita que o chamamento de um concurso público, voltado para a referida atividade profissional, pode evitar um iminente colapso da estrutura sanitária na saúde do Distrito Federal, neste momento de  pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Na indicação n° 724/2020, feita ao Executivo local, Tadeu Filippelli justificou que último concurso, voltado para o fortalecimento da Vigilância Sanitária do DF, foi realizado há vinte e sete anos.

“É  preciso considerar o aumento populacional do Distrito Federal, pois a quantidade de servidores de hoje já não é suficiente para atender as demandas existentes. Daí a importância de recompor o quadro desses profissionais”, defende o deputado federal.

Ele também destaca que as últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam que  a população passou de 1.598.415 habitantes em 1991 para 3.015.268 habitantes em 2019. Os dados não consideram o crescimento do Entorno do DF.

Para Filippelli, a recomposição dos servidores da Vigilância Sanitária é fundamental para a intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços.

“A realização de um concurso público para reestruturar a vigilância de saúde é imprescindível para que o DF não sofra as consequências por falta de profissionais e entre em colapso, principalmente em tempos de pandemia”, argumenta Filippelli.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF inicia 2026 com planejamento fiscal e responsabilidade orçamentária

A limitação da despesa pública para o início do exercício financeiro de 2026 foi publicada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O objetivo é controlar...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar