O ASSUNTO É

EXONERAÇÕES | Metade dos Administradores Regionais devem ser trocados até novembro

Publicado em

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A caneta bic do governador Ibaneis Rocha, não economizou tinta no Diário Oficial publicado nesta sexta-feira (02/08). Cerca de 31 servidores da Administração Regional do Itapoã, incluindo o Administrador, o ex-padre Alessander Carregari Capalbo, foram exonerados. Até novembro, o time que ocupa a metade das 31 Administrações Regionais deve mudar de cara radicalmente.

O discurso conciliador do governador Ibaneis Rocha, durante a abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa, ocorrida nesta quinta-feira (01), foi a senha de que a partir de agora o governo do emedebista passará ser um governo de coalizão.

O governador precisa que seja aprovada em caráter de urgência, importantes propostas como o pacote de privatizações que inclui a CEB Distribuição – subsidiária da Companhia Energética de Brasília; a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).

A “pauta-bomba”, como foi classificada pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente do MDB, mesmo partido de Ibaneis, não será fácil desativá-la com tranquilidade política, sem que haja o “toma-lá-dá-cá”. Nesta configuração se inclui deputados da situação e de oposição.

Por isso o discurso de Ibaneis foi direcionado aos 24 deputados distritais ao reafirmar a sua gratidão a Câmara Legislativa por ter aprovado no primeiro semestre projetos considerados importantes, como o que criou o Instituto de Gestão da Saúde (IGES).

“Ações como essa só são possíveis por causa dessa união do Executivo com o Legislativo”, e completou:

“Estamos abertos para qualquer tipo de discussão que precise ser feita. Não existe governo de oposição, de direita ou de esquerda. Temos um governo do Distrito Federal e estou muito feliz com o que a Câmara Legislativa tem feito para ajudar a construir esse debate. A política que devemos fazer é com liberalismo, para que o capital possa chegar a quem realmente precisa”.

As 31 exonerações na Administração Regional do Itapoã, publicadas nesta sexta-feira (02), é o ponto de partida para o redesenho do governo que começa a mudar pelas Administrações Regionais.

Os administradores desempenham  papel de prefeitos das cidades do DF por ficarem em contato permanente com a população.

Historicamente os tais nichos políticos sempre foram controlados por deputados distritais.

No entanto, desde o primeiro dia do novo governo, a maioria dos atuais administradores regionais foi indicação do próprio governador Ibaneis Rocha.

De lá para cá, algumas poucas administrações como a de Santa Maria, Ceilândia, Candangolândia, Núcleo Bandeirantes, Parque Way e Gama, tem o controle de distritais.

Santa Maria é porteira fechada da deputada distrital Jaqueline Silva (PTB). Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Parque Way pertencem ao deputado João Hermeto (MDB).

Ele deve perder duas administrações, conforme apurou o Radar-DF junto ao palácio do Buriti.

Gama continua sendo do deputado Daniel Donizet (PSDB) e Ceilândia é ocupada pelo deputado administrador Fernando Fernandes (Pros) desde o início do mandato.

Ou seja, apenas três deputados estão  aquinhoados até agora com Administrações Regionais.

Com a exoneração do ex-padre Alessander Carregari Capalbo, indicado no início do governo por Tadeu Filippelli para a Regional do Itapoã, entra no lugar Deliomar Louzeiro, homem da confiança política do deputado distrital Eduardo Pedrosa.

LEIA MAIS AQUI:

Padre, administrador do Itapoã, comemora comendo ostra e tomando cerveja na praia

Até novembro, segundo informações de uma fonte ligada a Casa Civil, vários dos atuais administradores deixarão o cargo. Os nomes das regionais que sofrerão mudanças não foram reveladas ao Radar-DF.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar