Durante o debate realizado pelo Correio Brasiliense na tarde desta quarta-feira (28/08), Alberto Fraga, candidato ao Buriti, desancou Rollemberg. Ao confrontar o pior governador do DF, Fraga disse que ele foi cruel ao destruir casas de centenas de famílias, acusando-as de “invasoras, bandidas e grileiras”. Fraga voltou a prometer acabar com a Agefis em seu eventual governo
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Lei Federal 13.465 de 11/07/2017, desburocratiza, simplifica, agiliza e destrava os procedimentos da regularização fundiária urbana; amplia as possibilidades de acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda; promove o resgate da cidadania, aquece o mercado imobiliário, com novos registros de imóveis e o crescimento econômico do Município.
No entanto, aqui no Distrito Federal, onde um terço da população vive em situação irregular, a lei da regularização fundiária continua sendo ignorada pelo pior governador da história de Brasília.
Foi exatamente contra essa lei, tão importante para acabar com o grave problema fundiário do DF, que o governador Rodrigo Rollemberg fez lobby com o seu partido, o PSB, dentro do Congresso Nacional, e buscou o apoio do ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot quando ainda estava no cargo para derrubar a lei. Não conseguiu.
Embora sancionada, a nova regra para a regularização fundiária do país, onde aproximadamente 100 milhões de pessoas moram em imóveis irregulares, o governo Rollemberg não aplica a lei como deveria ser.
Ao invés de regularizar, destrói como ocorreu com as derrubadas de mais de 20 mil casas, colocando centenas de famílias, a maioria de baixa renda, ao relento.
O argumento de Rollemberg, feito durante o debate do Correio, como sendo o governante que mais regularizou condomínios no DF, soou como um deboche ao povo e foi desmontado pelo candidato ao governo do Distrito Federal Alberto Fraga (DEM/PSDB/PR).
“Você foi maldoso, você foi cruel, você deixou as pessoas construir, levantar as paredes, botar a família lá dentro, tirou empréstimo para construir aquela casa e você mandou o trator da Agefis passar por cima. Você acabou com o sonho de milhares de famílias”, disse Fraga.
Veja no vídeo: