O ASSUNTO É

Em 2022, desistências de candidaturas superam as de 2018

Publicado em

Comparado ao ano eleitoral de 2018, as desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas.

De acordo com a Justiça eleitoral, até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado.

O motivo do impedimento é pelos candidatos não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum quesito, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

Das candidaturas à Presidência da República, foram negadas duas. Pablo Marçal (Pros) foi impedido de concorrer, pois não comprovou o apoio partidário necessário.

O outro pré candidato é Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, por ser condenado no caso do Mensalão.

Além disso, quando o registro for cancelado pelo partido, a candidatura também pode ser considerada inapta. Até o momento isso ocorreu 13 vezes.

Também há casos que nem chegaram a ser conhecidos pela Justiça Eleitoral, devido alguma irregularidade formal, que impede o julgamento. Esse foi o caso de 15 registros, nessas eleições.

Independentemente da situação, o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualiza os dados ao menos três vezes ao dia. A atualização mais recente, às 14h de domingo (11), ainda mostra 2.515 candidaturas aguardando julgamento.

A Justiça Eleitoral tem até esta terça-feira (12) para julgar os pedidos, incluindo recursos. O prazo pode ser extrapolado em situações complexas, em que o candidato pode recorrer à Justiça. Essas são as chamadas candidaturas sub judice, quando tem pendências judiciais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Foi publicado o chamamento público para o preenchimento de 1.266 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do projeto QualificaDF Móvel — 4ª etapa/4º...

Mais Radar

Fred Linhares propõe punição mais dura para omissão de socorro filmada

Projeto de Fred Linhares endurece punição para omissão de socorro sobretudo quando agressões contra crianças são filmadas. A proposta reage a casos chocantes e mira a cultura da indiferença diante da violência.

Rodovias do DF: Roosevelt propõe restrição a caminhões em horário de pico

Trânsito pesado trava rodovias do DF e gera revolta diária. Diante das queixas, o distrital Roosevelt Vilela propõe restringir caminhões no horário de pico para aliviar congestionamentos e priorizar quem precisa trabalhar.
00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

Últimas do Radar