O ASSUNTO É

DEPUTADOS DISTRITAIS discutem proposta para regularização das áreas rurais ocupadas por produtores

Publicado em

reuniao-da-cafA regularização das áreas rurais do Distrito Federal, por meio do Projeto de Lei 1.281/2016, foi discutida na tarde desta quarta-feira (26), durante reunião técnica proposta pela Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa (CAF).

barra-radar

LETRA Presidido pela deputada Distrital Telma Rufino (sem partido), o encontro reuniu parlamentares, o secretário de Agricultura do DF, Guilherme Leal, representantes da Terracap, entidades dos ruralistas, advogados e produtores rurais.

A reunião teve como objetivo apresentar o PL encaminhado à CLDF pelo Executivo e debater, junto à comunidade, as mudanças necessárias à fim de se construir uma redação coesa e que, de uma vez por todas, solucione o impasse das terras rurais.

No Distrito Federal a maior parte dos imóveis rurais são de propriedade do Estado e ocupados por meio de termos de Concessão de Uso, contudo, com o fim da Fundação Zoobotânica os contratos foram extinguidos pelo TJDF e novas concessões foram emitidas por meio da Terracap. Somente uma minoria das propriedades encontra-se em situação legal.

Durante o encontro os produtores reclamaram da falta de um mapa demarcatório e das escrituras das propriedades, gerando insegurança por parte dos moradores.

Nesse sentido, o PL pretende solucionar o impasse das áreas rurais por meio de novos contratos de Concessão de Uso e de Concessão do Direito Real de Uso, com a possibilidade de venda direta dos imóveis, assegurando a emissão de escrituras e o direito de sucessão, bem como de transferência de propriedade.

telmaPara a presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, deputada Telma Rufino, a pauta deve ser amplamente debatida antes de enviada ao plenário. “Como exemplo do Projeto de regularização dos puxadinhos, precisamos construir um texto consensual, assegurando o direito dos produtores e, principalmente, uma redação que não seja votada e logo após considerada inconstitucional”, destacou.

O entendimento foi confirmado pelo deputado Ricardo Vale (PT), membro da Comissão de Assuntos Fundiários. A reunião contou com a presença dos deputados Joe Valle (PDT), Wasny de Roure (PT) e Reginaldo Veras (PDT).

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Dia das Mães no Parque da Cidade terá pôr do sol musical

No próximo domingo (12), a partir das 16h, o lago do Parque da Cidade recebe um evento em homenagem ao Dia das Mães. O evento...

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»