O ASSUNTO É

DEPUTADOS DISTRITAIS discutem proposta para regularização das áreas rurais ocupadas por produtores

Publicado em

reuniao-da-cafA regularização das áreas rurais do Distrito Federal, por meio do Projeto de Lei 1.281/2016, foi discutida na tarde desta quarta-feira (26), durante reunião técnica proposta pela Comissão de Assuntos Fundiários da Câmara Legislativa (CAF).

barra-radar

LETRA Presidido pela deputada Distrital Telma Rufino (sem partido), o encontro reuniu parlamentares, o secretário de Agricultura do DF, Guilherme Leal, representantes da Terracap, entidades dos ruralistas, advogados e produtores rurais.

A reunião teve como objetivo apresentar o PL encaminhado à CLDF pelo Executivo e debater, junto à comunidade, as mudanças necessárias à fim de se construir uma redação coesa e que, de uma vez por todas, solucione o impasse das terras rurais.

No Distrito Federal a maior parte dos imóveis rurais são de propriedade do Estado e ocupados por meio de termos de Concessão de Uso, contudo, com o fim da Fundação Zoobotânica os contratos foram extinguidos pelo TJDF e novas concessões foram emitidas por meio da Terracap. Somente uma minoria das propriedades encontra-se em situação legal.

Durante o encontro os produtores reclamaram da falta de um mapa demarcatório e das escrituras das propriedades, gerando insegurança por parte dos moradores.

Nesse sentido, o PL pretende solucionar o impasse das áreas rurais por meio de novos contratos de Concessão de Uso e de Concessão do Direito Real de Uso, com a possibilidade de venda direta dos imóveis, assegurando a emissão de escrituras e o direito de sucessão, bem como de transferência de propriedade.

telmaPara a presidente da Comissão de Assuntos Fundiários, deputada Telma Rufino, a pauta deve ser amplamente debatida antes de enviada ao plenário. “Como exemplo do Projeto de regularização dos puxadinhos, precisamos construir um texto consensual, assegurando o direito dos produtores e, principalmente, uma redação que não seja votada e logo após considerada inconstitucional”, destacou.

O entendimento foi confirmado pelo deputado Ricardo Vale (PT), membro da Comissão de Assuntos Fundiários. A reunião contou com a presença dos deputados Joe Valle (PDT), Wasny de Roure (PT) e Reginaldo Veras (PDT).

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF incentiva mobilidade ativa e investe em qualidade de vida para a população

Atualmente, Brasília tem a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de extensão, distribuídas em 32 regiões administrativas, de acordo com a...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar