O chapéu de couro, bastante popular nas vaquejadas do Nordeste, transformou-se no principal símbolo de resistência da campanha do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). O emedebista usou o acessório em suas andanças pela periferia do DF, onde mora a maioria dos dois milhões de eleitores. Agora, figuras carimbadas que rondam o poder, resolveram entrar na moda adquirindo chapéus de vaqueiro e encomendando até gibão para se embrenharem na corrida pelo cargo
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Apesar de ser um legítimo brasiliense, nascido na terra de Dom Bosco, mas foi debaixo de um chapéu de vaqueiro de couro curtido, acessório que faz parte da indumentária dos vaqueiros nordestinos, que o então candidato ao governo do Distrito Federal Ibaneis Rocha, caiu de corpo e alma em busca do voto do povo simples da periferia que o elegeu governador no último domingo.
Foi o chapéu de couro que fez a grande massa nordestina do DF se identificar e se auto-representar na pele do ex-presidente da OAB, filho de pais piauienses, que cortou o DF em 45 dias de campanha propondo melhoria da qualidade de vida e devolver a esperança para o povo.
O uso do chapéu de couro por Ibaneis transformou-se na principal marca de uma candidatura que prometeu, por onde passou, fazer um governo voltado para os pobres e para os mais necessitados como um dia foi antes de se tornar um prospero milionário.
Nos encontros e carreatas em Ceilândia e Sol Nascente, que juntos formam o maior colégio eleitoral do DF, onde 75% de sua população, segundo dados da Codeplan, é formada por nordestinos, que Ibaneis Rocha resolveu incorporar de vez o chapéu de vaqueiro no sofisticado guarda-roupa.
Se o chapéu de vaqueiro trouxe muita sorte ao ex-presidente da OAB, que iniciou com dois pontos percentuais nas pesquisas e que chegou ao topo, conseguindo derrotar políticos carreiristas como o governador Rodrigo Rollemberg, deve também dá a mesma sorte aos que disputam, no tapa, uma vaga no primeiro escalão do futuro governo.
Figuras notórias, que rondam o poder, já adquiriram os seus chapéus de couro e já encomendam também o gibão para se embrenharem na corrida pelo cargo.