O ASSUNTO É

CLIMA TENSO E SILENCIOSO ENTRE IZALCI E ALÍRIO PODE IMPLODIR A TERCEIRA VIA

Publicado em

As declarações   de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, de que uma aliança nacional com o PSDB estaria condicionado ao  apoio  do presidenciável Geraldo Alckmin  a Alírio Neto, pré-candidato petebista ao Buriti, foi  classificada por  tucanos do DF, como um “achaque eleitoral, oportunista e desagregadora”. O tucanato brasiliense  vai  continuar defendendo, junto à direção nacional do PSDB, a pré-candidatura de Izalci ao governo do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O clima entre os 10 partidos que formam o bloco da terceira via, denominado de grupo das “Madalenas Arrependidas”, não é nada bom depois das declarações feitas pelo presidente do PTB nacional, Roberto Jefferson.

Na semana passada o presidente da legenda afirmou, de forma categórica, que uma aliança com o PSDB de Geraldo Alckimin só seria possível se o presidenciável tucano apoiasse a candidatura do ex-deputado distrital Alírio Neto (PTB) ao governo do Distrito Federal.

Apesar de Izalci ter minimizado  as declarações de Jefferson, no entanto alguns tucanos  classificaram a atitude  como um “achaque eleitoral, oportunista e desagregadora”.

Os tucanos do DF estariam  dispostos a continuar brigando dentro do PSDB,, para garantir a pré-candidatura do deputado Izalci Lucas ao Buriti, independente de qual seja a aliança feita entre o PTB e o PSDB nacional.

Izalci Lucas, que é presidente do PSDB-DF, travou brigas homéricas dentro do seu próprio partido para garantir o projeto de candidatura própria nestas eleições e o compromisso de fazer o palanque político do presidenciável Geraldo Alckmin aqui no DF.

As declarações de  Roberto Jefferson  esquentou  o  clima no grupo das “madalenas”  que já não é mais  de paz e amor e pode afetar a aliança partidária para as   eleições desse ano.

Há quem assegure que por trás das palavras de Roberto Jefferson, estaria o interesse de Alírio Neto de dar o troco em  Izalci, por causa do acontecido na última reunião do grupo, ocorrida na casa do tucano no Lago Sul.

O tucano  teria insinuado ser ele  o cabeça da chapa,  já que nas pesquisas  estaria mais bem avaliado do que Alírio. O petebista não gostou.

O problema é,  que cada um desses personagens jura de pés juntos que um está melhor do que o outro.

A briga silenciosa entre Izalci e Alírio teria desequilibrado a harmonia do grupo, segundo um filiado ao PSC, partido  dirigido por Zenóbio Rocha, seguidor de carteirinha do deputado federal Izalci Lucas. O PSC iria para onde Izalci for.

O deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF), estaria propenso a deixar o barco das “madalenas arrependidas” por acreditar que a cisão entre o PTB e PSDB desarrumaria a nominata que garantiria a sua reeleição a Câmara Federal. O senador Cristovam do PPS tem a mesma dúvida.

Um tucano de alta plumagem que defende Izalci e o seu projeto de ser candidato a governador pelo partido nestas eleições confidenciou ao Radar que o deputado federal não abre mão do projeto.

No entanto, isso pode mudar se a ordem vier de goela abaixo com Geraldo Alckmin preferindo Alírio. Segundo ele, Izalci manteria a sua candidatura a deputado federal e se vingaria apoiando Jofran Frejat Governador. Será?

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novas passarelas garantem mais segurança a pedestres nas vias do DF

Para garantir mais segurança e fluidez no trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem atuado de forma contínua na manutenção e na entrega...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar