O ASSUNTO É

CLDF derruba veto de Rollemberg e Caesb deverá seguir novas regras contratuais e enviar conta de água detalhada

Publicado em

conta-de-aguaOs deputados distritais derrubaram nesta segunda-feira (28), o veto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao Projeto de Lei (PL) 1359/2013, de autoria do deputado, Robério Negreiros (PSDB), que estabelece uma nova política consumerista de prestação de serviço de abastecimento de água e esgoto no Distrito Federal

barra-radar

letra-apartir de agora a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deverá se orientar pelas novas diretrizes contratuais estabelecidas pelo PL 1359/2013, além das já estabelecidas na Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Entre as principais mudanças, a Companhia fica obrigada a enviar a conta detalhada com a quantidade fornecida, quitação dos meses anteriores, valor de impostos aplicados, valores deduzidos por benefícios e valor total. Além disso, a empresa só poderá apresentar o nome do consumidor aos serviços de negativação após esgotamento das possibilidades de cobrança, sejam judiciais ou extrajudiciais.

roberioSegundo o autor da proposta, deputado Robério Negreiros, o PL objetiva garantir aos consumidores os direitos essenciais referentes a relação contratual com a prestadora de serviço de abastecimento de água e esgoto. “A relação entre a prestadora de serviço e o consumidor tem que ser clara. O que conseguimos com esta proposição é o mínimo que deve ser feito”, destacou.

Os argumentos apresentados na propositura estão fundamentados no Código de Defesa do Consumidor, sendo as especificações necessárias para evitar a grande quantidade de demandas da sociedade.

O Projeto de Lei já havia sido aprovado no Plenário da Câmara Legislativa em novembro de 2015 e vetado pelo governador em fevereiro deste ano.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»