O ASSUNTO É

Câmara trava há 2 anos projeto de abertura do mercado de energia

Publicado em

Mesmo aprovado no Senado em fevereiro de 2021, o projeto de lei que amplia o mercado livre de energia elétrica no país está travado na Câmara há dois anos. O texto foi enviado para a análise em sete comissões: seis temáticas e uma especial.

Desde o início de 2022, o texto recebeu 103 emendas. O fato do relator do projeto ter deixado o cargo em janeiro deste ano sem apresentar um relatório, atrasou a tramitação do documento.

A posição era ocupada na comissão especial pelo deputado e ex-ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho.

A ideia sugere que os consumidores possam comprar energia de qualquer distribuidora, o que baratearia a conta de luz. Isso faria ampliar o acesso ao mercado livre de energia elétrica a todos os usuários, inclusive no setor residencial.

Por outro lado, críticos do projeto alegam que no exterior a pauta já foi substituída pela transição energética, como é o caso do diretor da ONG Instituto Ilumina, Ronaldo Bicalho.

“Ninguém está interessado na liberalização do mercado hoje, um assunto de trinta anos atrás. O Brasil está andando na contramão mundial”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo para credenciamento de papelarias no CME termina neste domingo (19)

O prazo para as papelarias interessadas enviarem a documentação para participar do programa Cartão Material Escolar (CME), termina neste domingo (19), conforme edital de...

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»