O ASSUNTO É

A pedido de Alcolumbre, Lula pode “degolar” Marina Silva do governo

Publicado em

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, intensificou a pressão sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retirar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do cargo.

O senador critica a atuação do ministério no bloqueio à exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente no litoral do Amapá.

Em maio de 2023, o Ibama negou a licença para a prospecção marítima na região, o que Alcolumbre atribuiu diretamente à postura inflexível de Marina Silva.

A exploração do petróleo na Margem Equatorial tem sido vista como uma oportunidade para transformar a economia do Amapá, aonde grande parte da população vive em situação de extrema pobreza.

Com um contingente de 800 mil habitantes, muitos sobreviveram com pouco mais de R$ 400 por mês e dificuldades como falta de acesso à água encanada e saneamento básico.

Apesar do impacto social positivo que a exploração poderia trazer, Marina Silva, ex-seringueira de luxo, mantém uma postura rigorosa, argumentando que qualquer projeto deve atender aos critérios ambientais e sociais exigidos por lei.

Em meio às críticas, Lula declarou, em entrevista a uma rádio de Macapá, a necessidade de acelerar o processo de pesquisa da Petrobras antes da exploração definitiva.

O presidente também ressaltou que o Ibama precisa ser reestruturado para agilizar o licenciamento ambiental, evitando entraves excessivos ao desenvolvimento econômico.

As declarações indicam um movimento possível do governo para equilibrar interesses ambientais e econômicos, diante da crescente pressão política para a liberação da exploração petrolífera na região.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Mais Radar

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Últimas do Radar