O ASSUNTO É

SES vai usar “painel” desenvolvido pelo MPDFT para diminuir judicialização

Publicado em

Após o lançamento e a disponibilização para consulta pública do “Painel de Análise das Ações Individuais de Saúde”, desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Saúde (SES) publicou a Portaria 338, de 22/08/2023,  que determina que sejam levados em conta, além de outros dados, as informações disponibilizadas no painel sobre a judicialização das demandas de saúde para embasar decisões e direcionar ações da pasta.

Para a promotora de justiça Cleonice Varalda, da Prosus, “a incorporação oficial dos dados fornecidos pelo painel foi um passo importante em direção ao objetivo principal do projeto, que é melhorar a prestação dos serviços de saúde pela SES e, consequentemente, reduzir as demandas judiciais individuais por serviços de saúde.

Fila por moradia no DF tem 130 mil pessoas. Veja etapas do programa

A promotora de justiça Helena Rodrigues Duarte esclarece que “a iniciativa da Prosus tem o intuito de colocar em evidência as ações e os serviços públicos de saúde mais buscados pela população por intermédio do sistema de justiça. Por isso, será de suma importância o acompanhamento dos dados diretamente pela SES”.

O projeto também tem como objetivo auxiliar na definição de metas para o aprimoramento da atuação do Ministério Público na defesa da saúde, contribuindo para uma maior efetividade na fiscalização das políticas públicas.

Além disso, a compilação dos dados indicará os serviços ainda não oferecidos pelo SUS no Distrito Federal que são reivindicados pelo cidadão por meio do Poder Judiciário.

Como a ferramenta é aberta ao público, os demais órgãos do sistema de justiça com atuação na área de saúde e os integrantes do Comitê Executivo Distrital de Saúde também poderão usar os dados coletados pelo MPDFT para auxiliar sua atuação.

Fonte: MPDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF investe R$ 19,3 mi em reservatórios para segurança hídrica

Iniciada em julho, a construção integra o Sistema Paranoá Norte, com previsão de operação para meados de 2026.

Mais Radar

Empresa de leilões é condenada por não entregar produto arrematado a cliente

O 1º Juizado Especial Cível e Criminal do Gama condenou uma...

Assassino frio e calculista de Ceilândia é condenado a 23 anos de prisão

O Tribunal do Júri de Ceilândia, no Distrito Federal, proferiu, na última quinta-feira (3), uma sentença que reforça a luta contra a impunidade em crimes violentos.

Bandidos são condenados por fraudes e lavagem de dinheiro no DF

Condenação na Operação Testa de Ferro: 9 criminosos presos por fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Algemados, deixaram o fórum da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Águas Claras com penas de até 56 anos.

Mulher é condenada por homofobia e ameaça com faca em Brasília

Mulher é condenada a pagar R$ 3,6 mil por danos morais em Brasília após ofensas homofóbicas e ameaça com faca a vizinho. Agressões, incluindo jogar água com resíduos, foram comprovadas por depoimentos e registros policiais. Justiça prevaleceu!

STF confirma regra que barra candidatos sem prestação de contas

STF confirma regra do TSE que barra candidatura de políticos sem prestação de contas de campanha, rejeitando ação do PT. Decisão unânime reforça transparência eleitoral e mantém impedimento até o fim da legislatura.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.