O ASSUNTO É

SES vai usar “painel” desenvolvido pelo MPDFT para diminuir judicialização

Publicado em

Após o lançamento e a disponibilização para consulta pública do “Painel de Análise das Ações Individuais de Saúde”, desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Secretaria de Saúde (SES) publicou a Portaria 338, de 22/08/2023,  que determina que sejam levados em conta, além de outros dados, as informações disponibilizadas no painel sobre a judicialização das demandas de saúde para embasar decisões e direcionar ações da pasta.

Para a promotora de justiça Cleonice Varalda, da Prosus, “a incorporação oficial dos dados fornecidos pelo painel foi um passo importante em direção ao objetivo principal do projeto, que é melhorar a prestação dos serviços de saúde pela SES e, consequentemente, reduzir as demandas judiciais individuais por serviços de saúde.

Fila por moradia no DF tem 130 mil pessoas. Veja etapas do programa

A promotora de justiça Helena Rodrigues Duarte esclarece que “a iniciativa da Prosus tem o intuito de colocar em evidência as ações e os serviços públicos de saúde mais buscados pela população por intermédio do sistema de justiça. Por isso, será de suma importância o acompanhamento dos dados diretamente pela SES”.

O projeto também tem como objetivo auxiliar na definição de metas para o aprimoramento da atuação do Ministério Público na defesa da saúde, contribuindo para uma maior efetividade na fiscalização das políticas públicas.

Além disso, a compilação dos dados indicará os serviços ainda não oferecidos pelo SUS no Distrito Federal que são reivindicados pelo cidadão por meio do Poder Judiciário.

Como a ferramenta é aberta ao público, os demais órgãos do sistema de justiça com atuação na área de saúde e os integrantes do Comitê Executivo Distrital de Saúde também poderão usar os dados coletados pelo MPDFT para auxiliar sua atuação.

Fonte: MPDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília é confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será sediada no Brasil e a capital federal será uma das sedes do torneio. Conforme a Federação...

Mais Radar

Pai que matou filho de 2 anos no Paranoá pega 30 anos de cadeia

A sentença, obtida pela 1ª Promotoria de Justiça, não permite que o réu recorra em liberdade, refletindo a gravidade do crime cometido contra a criança.

MPDFT no GDF “Mais Perto do Cidadão”; atendimento no Gama

A população terá acesso aos serviços da Ouvidoria, Ouvidoria das Mulheres, Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) e Núcleo de Atendimento às Vítimas (Nuav).

Homem vítima de fraude em financiamento de veículo deve ser indenizado

O caso teve início quando o condutor, ao consultar o aplicativo de Carteira Digital de Trânsito, constatou lançamento de diversas infrações e débitos em seu nome, referentes a uma motocicleta que nunca foi de sua propriedade.

TJDFT e Novacap unem forças por uma Brasília mais verde

Parceria entre TJDFT e Novacap inicia com plantio simbólico no Viveiro 1 e visa serviços de jardinagem no Fórum de Brasília, promovendo um Distrito Federal mais verde e sustentável.

Caso encerrado: STF arquiva denúncia contra Ibaneis Rocha

O ministro Alexandre de Moraes acatou o parecer da PGR e determinou o arquivamento da investigação contra Ibaneis Rocha, que foi acusado de omissão nos atos de 8 de janeiro. O governador celebrou a decisão e reafirmou sua confiança na Justiça.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.