Os agentes policiais cumpriram ontem (16), dois mandados de busca expedidos pela 6ª Vara Criminal de Brasília, em uma clínica ortopédica particular localizada em Taguatinga. A clínica é alvo de um suposto golpe cometido contra a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF).
A operação Reprehendo foi deflagrada pela 2ª Promotoria Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Uma equipe composta por promotor de justiça, analistas e assessoria técnica realizou as buscas.
O Centro de Inteligência do MPDFT e o Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor/PCDF) prestaram apoio no cumprimento das medidas judiciais.
De acordo com as informações preliminares, médicos estariam desviando pacientes da rede pública de saúde para realizarem procedimentos cirúrgicos na clínica particular, com o intuito de se beneficiarem dos recursos públicos destinados à saúde.
A clínica ortopédica, alvo da operação Reprehendo, poderá sofrer punições e sanções caso seja comprovada a sua participação em condutas ilícitas.
Além disso, os médicos envolvidos também estarão sujeitos às consequências legais de seus atos, que podem resultar em processos criminais e administrativos.