O ASSUNTO É

VEJA NO VÍDEO: DEPOIS DAS MORTES DE PACIENTES NA UPA, DEPUTADO DISTRITAL É XINGADO E ESCORRAÇADO PELO POVO EM SÃO SEBASTIÃO

Publicado em

LIRAOO deputado Lira (PHS), subir no trio elétrico para defender o governo. Foi vaiado, xingado e depois expulso do local. O motivo foi a morte de quatro pacientes ocorridas na semana passada na UPA de São Sebastião que encheu de revolta a população que resolveu se manifestar na porta da Unidade de Pronto Atendimento, ameaçada de fechar por falta de médicos e enfermeiros.

                                                                     

LETRA Defender o indefensável virou uma tarefa muito difícil, principalmente para os deputados da base do governo que ousam se indispor com uma população abandonada de tudo, como a de São Sebastião. Há quem diga que o único grande feito do Governo de Brasília em uma das cidades mais pobre do DF foi o de derrubar casas nas comunidades do Morro da Cruz, Capão Comprido e Vila do Zumbi, deixando muitas famílias pobres ao desabrigo.

A cidade que deveria ser defendida pelo único deputado da região, se sente traída em suas justas reivindicações. Com 130 mil habitantes, a cidade de São Sebastião pena na área de infraestrutura, Saúde e Educação. A esperança de que essa situação pudesse ser melhorada surgiu com a eleição de Ivonildo de Lira em 2014 e que até no ano passado morava na cidade mas trocou de endereço por uma cidade melhor : Águas Claras.

Desde o inicio do primeiro mandato, Lira detém uma fatia do bolo no Governo. Controla os cargos da Administração de São Sebastião e em troca dá amem na Câmara Legislativa aos interesses do Governo de Brasília.

VEJA VÍDEO: 

Na sexta-feira (12), o distrital tentou convencer a população de que o problema da Saúde não é apenas no DF, mas de todo o Brasil. Foi vaiado, xingado e obrigado a descer do trio elétrico onde a população fazia uma manifestação contra o fechamento do único hospital da cidade e onde haviam morrido quatro pacientes, entre eles uma criança do Morro da Cruz.

O governo tenta desativar completamente a Unidade de Pronto Atendimento. Em agosto do ano passado, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal chegou a tomar uma medida, em conjunto com o Conselho Regional de Saúde, de suspender a pediatria por falta de profissionais. Chegaram à conclusão que as mulheres grávidas e as crianças que nascem em São Sebastião não têm direito a esse atendimento a não ser que recorram ao Hospital Regional do Paranoá. Na semana passada quatro pacientes vieram a óbito, e pasmem: três em um só dia.

O Radar apurou que três dos quatro óbitos foram provocados pela falta de exame eletrocardiograma. Pra quem não sabe, o eletrocardiograma (ECG) é um exame que verifica a existência de problemas com a atividade elétrica do coração. É um procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do coração são amplificados e registrados em um pedaço de papel. O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.

Uma fonte consultada por Radar, informou que o eletrocardiógrafo, aparelho que realiza o exame, há tempo não funciona. Ou seja: os pacientes morreram após sofrer infarto do miocárdio dentro do próprio hospital. Além disso, a UPA de São Sebastião não tem ambulâncias e até agulhas adequadas para injetar medicações no paciente faltam no estoque. Desse jeito, é melhor morrer em casa do que nos hospitais do Governo Rollemberg.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

As famílias de baixa renda poderão financiar imóveis mais caros pelo Minha Casa, Minha Vida. Em áreas rurais, o reajuste alcança famílias com renda...

Mais Radar

Brasília recebe evento de Drift com clima de Halloween e muita adrenalina

Brasília recebe evento de Drift no dia 24 de outubro, no Brasília Kart. Noite de Halloween com adrenalina, manobras e diversão.

Campeonato Brasileiro de Muay Thai agita o JK Shopping neste sábado

Brasília neste sábado (19) será palco do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que promete muita adrenalina e lutas emocionantes no JK Shopping.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.