A fiscalização de cargas que chegam a Brasília vai se tornar mais eficiente. A partir da próxima semana, as transportadoras do Distrito Federal serão obrigadas, sempre que solicitadas pela Secretaria de Fazenda, a manter mercadorias em seus pátios para inspeção dos auditores da Receita do DF.
A fiscalização de cargas que chegam a Brasília vai se tornar mais eficiente. Transportadoras do Distrito Federal serão obrigadas, sempre que solicitadas pela Secretaria de Fazenda, a manter mercadorias em seus pátios para inspeção dos auditores da Receita do DF.
Todos os dias, os servidores do posto fiscal eletrônico da pasta enviarão um e-mail informando às transportadoras quais produtos elas devem reter até a chegada da equipe. Ou seja, a redistribuição no DF só poderá ser feita até a verificação in loco dos fiscais.
A intenção das blitze é averiguar se o que está descrito nas notas fiscais é condizente com a carga. Em caso de incongruência, a empresa remetente é acionada, notificada e multada.
A transportadora será penalizada caso descumpra o prazo de 48 horas para manter o carregamento em seus domínios, como preconiza a Portaria nº 155, de 2017.
Com o auxílio da tecnologia e a expertise dos auditores do posto fiscal eletrônico, as operações em campo se tornarão mais efetivas, como explica a subsecretária da Receita do DF, Márcia Robalinho.

