O ASSUNTO É

TCDF dá prazo para destinação de tasers comprados pelo Detran e que estão sem uso

Publicado em

O Tribunal de Contas do Distrito Federal deu um prazo de 30 dias para que Departamento de Trânsito (Detran/DF) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF adotem medidas para o emprego imediato das 200 pistolas elétricas não letais, conhecidas como tasers, no âmbito do complexo administrativo distrital, ante a impossibilidade de utilização pelos agentes de trânsito.

Os equipamentos estão estocados e sem destinação há mais de três anos. Os cartuchos já tiveram mais de 4/5 do prazo de validade expirados, guardados dentro de caixas. Além disso, a própria Unidade de Operação e Logística de Trânsito da autarquia assevera que os equipamentos correm “risco de serem danificados pela ação do tempo, poeira e falta de utilização”.

Para o Ministério Público junto ao TCDF, a contratação, no valor de R$ 534.001,57, caracteriza “ato de gestão antieconômico”, já que não houve planejamento, nem estudo adequado sobre a viabilidade do uso das pistolas elétricas pelos servidores do Detran/DF. Os agentes de trânsito foram treinados para utilização dos equipamentos. O treinamento custou R$ 99.000,00. Mas, segundo o corpo técnico do TCDF, “não havia, e ainda não há, previsão legal autorizando o seu emprego” por esses agentes, conforme entendimentos da Procuradoria Jurídica do próprio Detran/DF (Informação nº 168/2014 – PROJUR) e da Ordem dos Advogados do Brasil.

O TCDF ainda determinou a audiência do Diretor-Geral do Detran na época da compra, José Alves Bezerra. Ele também tem 30 dias para explicar porque aprovou o Projeto Básico e celebrou os Contratos nºs 24/2011 e 25/2011 sem determinar a realização de estudo prévio sobre a possibilidade jurídica de os agentes de trânsito da autarquia utilizarem ou não os equipamentos no desempenho das atribuições do cargo.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

As famílias de baixa renda poderão financiar imóveis mais caros pelo Minha Casa, Minha Vida. Em áreas rurais, o reajuste alcança famílias com renda...

Mais Radar

Brasília recebe evento de Drift com clima de Halloween e muita adrenalina

Brasília recebe evento de Drift no dia 24 de outubro, no Brasília Kart. Noite de Halloween com adrenalina, manobras e diversão.

Campeonato Brasileiro de Muay Thai agita o JK Shopping neste sábado

Brasília neste sábado (19) será palco do Campeonato Brasileiro de Muay Thai, que promete muita adrenalina e lutas emocionantes no JK Shopping.

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.