O ASSUNTO É

SSP FAZ BALANÇO DAS MANIFESTAÇÕES NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Publicado em

1AMANIFESTACAOO esquema de segurança montado para a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal foi coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Distrito Federal (CICCR), localizado no prédio do Subsecretaria de Integração de Operações de Segurança Pública (Siosp), ao lado da SSP.

                                                         

Desde 13 de março, início do período de manifestações neste ano, os dirigentes dos órgãos de segurança pública têm se reunido no CICCR para o monitoramento da área central de Brasília durante a realização de protestos. O acompanhamento permite a tomada de decisões em tempo real, já que, da Sala de Comando, é possível ver toda a extensão da Esplanada.

As câmeras também permitem chegar ao detalhamento das situações que ocorrem no local, com poder de aproximação capaz até de identificar suspeitos. “É uma ferramenta ágil de trabalho que temos usado de maneira exaustiva para a integração e a prevenção de conflitos”, afirma a Secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar.

De março para cá, já aconteceram pelo menos seis grandes manifestações na Esplanada dos Ministérios que, juntas, reuniram 250 mil pessoas. Em nenhuma delas, houve ocorrências policiais graves. A manifestação mais emblemática ocorreu no último dia 17 de abril, quando o impedimento da presidente Dilma Rousseff foi votado na Câmara dos Deputados e o governo de Brasília executou a primeira fase da Operação Esplanada.

Operação Esplanada

Durante as duas fases da Operação Esplanada, dois grupos de manifestantes antagônicos compartilharam o mesmo espaço físico – o gramado da Esplanada dos Ministérios, o que, até então, não tinha acontecido na história do Distrito Federal. “Foi um exemplo de integração e eficiência do Sistema de Segurança Pública do DF”, destaca a secretária da Segurança Pública, Márcia de Alencar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Registro de técnicos no CFT/CRT sobe 1.594,59% em 5 anos

Nos últimos cinco anos, o percentual de profissionais formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Sistema CFT/CRTs, que...

Mais Radar

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Presidente do SindSaúde é detida em protesto da categoria no Buriti

A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Distrito Federal,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->