Cumprindo promessa, o governador Ibaneis Rocha montou uma força-tarefa para revitalizar, estruturar e finalizar o Parque Ecológico do Tororó. O equipamento público começou a ser implantado nesta segunda-feira (9). O dia foi de muito trabalho no local. Máquinas e servidores do programa GDF Presente fizeram serviços de roçagem, nivelamento de pista, retirada de entulho e limpeza nos arredores do parque.
O parque está sendo implantado pelo Brasília Ambiental (Ibram) e será gerido em parceria com a administração do Jardim Botânico e a comunidade.
Após a conclusão do plano de manejo – documento que estabelece fundamentos, objetivos e zoneamento de uma unidade de conservação – o local poderá receber equipamentos públicos que ainda não dispõe, como parques infantis, quiosques e Ponto de Encontro Comunitário (PEC).
Atualmente, o Parque do Tororó possui uma pista de caminhada de 5 km, iluminação, banheiros e guarita. Há, porém, muito a fazer, como o cercamento, placas e o estacionamento, previstos para saírem do papel em breve.
“Essa metodologia de trabalho integrada traz grandes resultados em um curto espaço de tempo com a menor mobilização de recursos públicos. Envolvendo a comunidade e o governo, as coisas andam melhor e mais rápido”, avalia Edson Duarte, presidente do Ibram.
“Estamos fazendo um grande mutirão com o Ibram, a administração, o Polo Leste do GDF Presente, a Novacap, DER e a comunidade. Vamos fazer essa limpeza geral no parque para que ele seja bem utilizado. Ainda esse mês terminamos essa entrega”, afirma João Lóssio, administrador do Jardim Botânico
O Tororó
O Parque Ecológico Tororó é o primeiro equipamento público instalado na região que, desde a sua criação em 2002, aguardava pela ação do GDF. O local atrai praticantes de ecoturismo que buscam caminhadas, trilhas de média dificuldade e rapel. Já o Setor Habitacional Tororó tem hoje 15 mil habitantes, com a previsão de chegar a 56 mil.