O governador Rodrigo Rollemberg assinou neste sábado (10), ao lado da deputada distrital Telma Rufino a ordem de serviço para obras de iluminação do Setor Habitacional Tororó. Serão instalados até janeiro do próximo, ano 2 mil metros de rede de baixa tensão, 50 braços pesados com luminárias, 23 postes de aço curvo de 7,5 metros com luminária e 33 postes de rede aérea
![]()
iluminação púbica do Setor Habitacional Tororó é uma das mais antigas reivindicações da Associação dos Moradores (ATUA). Em 2014, a rodovia Diogo Machado, principal via de acesso do bairro, foi iluminada graças aos recursos de uma emenda parlamentar do deputado distrital Wellington Luiz (PMDB).
Desta vez, o investimento previsto é de R$562 mil, com verba de emenda parlamentar da deputada distrital Telma Rufino (Pros), que acompanhou a assinatura. O projeto contempla os condomínios Via Green Village e Atlântico Sul, além de complementar a iluminação já existente em outros pontos do setor.
Na visita ao bairro o governador Rodrigo Rollemberg, depois de percorrer as ruas do Tororó, ele próprio observou o quanto o setor habitado por dez mil moradores nos 22 condomínios e nas inúmeras chácaras da região está completamente abandonado. As vias de acessos que ligam os condomínios à Rodovia Diogo Machado encontram-se totalmente intrafegáveis. Com o período chuvoso a situação das estradas fica pior ainda.
A iluminação do bairro, de acordo com o presidente da ATUA, Jorge Bento, vai melhorar consideravelmente a segurança dos moradores e o índice de criminalidade na região será reduzido.
“A presença do governador Rodrigo Rollemberg em nosso setor foi de grande importância para a população e demonstra o interesse do poder público em ajudar no desenvolvimento do nosso bairro”, disse Jorge Bento ao Radar.
“Essa é uma região muito especial para Brasília e faremos todo o esforço para garantir o crescimento ordenado e com qualidade de vida para essa população”, destacou o governador no encontro que teve com os moradores. A iluminação começará a ser instalada pela Companhia Energética de Brasília (CEB) ainda nesse mês e a previsão de conclusão é no fim de janeiro.
Visão Radar
O Setor Habitacional Tororó, criado por lei em 2002, ainda é um pedaço do DF perdido no meio do mato. Apesar de ser uma área totalmente particular em que os moradores tiveram que bancar do próprio bolso os caros projetos urbanísticos e ambientais, no entanto GDF por meio da sua Secretaria de Habitação e do Ibram, embromam desde 2014 para regularizar o bairro.
Em 2009, o governo alterou a destinação da área por meio do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) e a transformou em urbana. A medida despertou o interesse de grandes empresários do ramo imobiliário, que hoje detêm 80% dos terrenos. A Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) é dona dos 20% restantes.
No entanto, o GDF não faz a sua parte. A visita de Rodrigo Rollemberg a região pode ser vista pelos moradores como uma esperança de que o Tororó saia definitivamente do estado de abandono e se transforme em um setor habitacional com suas ruas e avenidas planejadas, bem como a qualidade de vida que a sua população merece.


