O ASSUNTO É

Recuo de Bolsonaro, sobre reajuste salarial, não afeta a boa relação com as Forças de Segurança do DF

Publicado em

|Por Toni Duarte||RADAR-DF

“O recuou de não conceder um aumento de 8% aos policiais das Forças de Segurança do DF não abala a boa relação que a comunidade policial tem com o presidente da República Jair Bolsonaro”. Foi o que  disse o coronel da Reserva da PMDF, Wellington Corsino do Nascimento, presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Ame Brasil).

 

O aumento salarial das Forças de Segurança do Distrito Federal, custeada pelo Fundo Constitucional, repassado pela União, foi adiado nesta sexta-feira 27.

Dois dias após ter anunciado ao governador do DF Ibaneis Rocha e garantido um aumento de 8% aos policiais da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás por falta de segurança jurídica.

Bolsonaro explicou que o reajuste deve vir por meio de um projeto de crédito suplementar, a ser enviado ao Congresso em fevereiro, e não mais por meio de uma medida provisória, conforme anunciado na última terça-feira (24).

O presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Ame Brasil), Wellington Corsino, disse ao Radar nesta manhã de sábado (28), que os integrantes das Forças de Segurança do Distrito Federal entenderam a preocupação do presidente sobre a edição de uma Medida Provisória descoberta de dotação na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

“Se enviasse uma MP, o presidente estaria incorrendo em erro podendo ser responsabilizado pela LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal]”, explicou Wellington Corsino que é coronel da reserva da PMDF.

Ele disse que apesar das lamentações feita em nota pelo GDF, sobre o recuou de Bolsonaro, no entanto não houve reação da comunidade policial contra o presidente da República por ter tomado tal decisão.

“Não vejo no recuo dele um gesto de esfriamento nessa intensa admiração e respeito que os policiais do Brasil, principalmente os militares e bombeiros militares têm pelo presidente Bolsonaro”, disse Corsino.

“Os atos de Bolsonaro desde quando ingressou na vida pública falam mais alto do que esse recuo. Ele acertou ao estabelecer a proteção social dos militares, ele tomou a atitude de dar indulto aos policiais militares que cometeram falhas em serviços. Isso não se apaga. É o primeiro presidente da história recente do Brasil que se preocupa com os policiais na rua”, completou.

Leia Mais: ACIDENTAL| Fuzil de PM dispara e atinge rosto do colega e viatura

O presidente da Ame Brasil afirmou ainda que não foi má vontade do presidente da República ao recuar em conceder um reajuste que cairia lá na frente por falta de segurança jurídica.

Com a nova proposta, a ser enviada em fevereiro ao Congresso, o presidente da República irá garantir os 8% a toda comunidade policial e que o reajuste será retroativo.

“É questão de dois ou três meses. Quando esse Projeto for encaminhado ao Congresso Nacional nós vamos trabalhar intensamente para que a proposta do presidente seja aprovada em regime de urgência. Já estamos conversando com deputados e senadores. Todos têm  interesse de ajudar”, disse Wellington Corsino.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.