O ASSUNTO É

Preso em Brasília, Marcola, chefe do PCC, mandou matar delegado e investigadores

Publicado em

Preso no sistema federal desde fevereiro deste ano, o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, determinou a morte de três policiais como “retaliação” por ter sido transferido da prisão estadual em São Paulo. Entre os alvos, estava o delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, considerado um dos principais combatentes à facção.

 

A informação está em uma denúncia de 30 de agosto deste ano, assinada pela promotora Silvia Vieira Marques, da Segunda Promotoria de Justiça Criminal da Capital .

A Polícia Civil atribui a Marcola um recado assinado pela cúpula e transmitido, em 10 de março deste ano, para membros da facção em uma casa da Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da capital paulista, contendo a ordem.

Após investigação da Polícia Civil, o MP denunciou 13 supostos integrantes da organização criminosa pelos crimes de tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e de organização criminosa.

Bonde dos 14

Segundo o Ministério Público, um setor da facção chamado Bonde dos 14 administrava e controlava tudo o que era relacionado ao PCC no bairro da Cidade Tiradentes.

O MP apontou que essa célula “se mantém basicamente pela exploração do tráfico de drogas, empréstimos de armas para execução de roubos de grande monta, ocultação de bens e valores, além de lavagem de dinheiro por meio de atividades ilícitas”.

Seriam integrantes do Bonde dos 14 os responsáveis por executar a determinação de matar o delegado-geral da polícia paulista e os dois investigadores.

A reunião que teria sido feita entre esses membros no dia 10 de março tinha como “real intenção passar as ordens do alto comando da facção para organizar ataques a autoridades do estado de São Paulo”.

Em março, segundo o MP, a cúpula do PCC confiou a Nailton Vasconcelos Martins, conhecido como Molejo, a responsabilidade de informar ao Bonde dos 14 a “missão” dada por Marcola.

Nailton controlava 36 pontos de venda de drogas na zona leste, ainda segundo a Promotoria.

No curso das investigações, apurou-se que a ordem para efetuar os atentados contra os agentes públicos proveio de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, maior liderança da facção, que se encontra preso.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Abertas inscrições para o projeto Enem Inclusivo e Especial 2025

Estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou transtorno já podem se inscrever no projeto Enem Inclusivo e Especial. O programa é destinado aos...

Mais Radar

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.