VEJA NO VÍDEO : Policiais da tropa de elite da Polícia Militar do Pará, a Rotam, cantam música que fala de decapitação como “pena de morte à brasileira”.
As imagens foram gravadas na quarta-feira (01/08), em evento comemorativo pelos 13 anos do Batalhão de Polícia Tática (Bpot), conhecido como Rotam, com a presença do governador, Helder Barbalho.
Enquanto marcham, os policiais aparecem cantando em coro: “Arranca a cabeça e deixa pendurada. É a Rotam patrulhando a noite inteira. Pena de morte à moda brasileira”.
No mês passado, 58 presos foram mortos durante uma briga de facções dentro do presidio de Altamira no Pará, entre eles 16 foram decapitados.
No Brasil, a Constituição veda a pena de morte. Em nota, a Polícia Militar do Pará informou que a canção não se trata de um cântico oficial da Rotam ou de qualquer outra unidade da instituição. E informou que atua de acordo com os princípios do Estado Democrático de Direito, com o objetivo maior de salvaguardar e garantir o respeito à vida, a segurança da sociedade e a liberdade.
A instituição disse ainda que vem trabalhando intensamente nas ações de policiamento de proximidade com a comunidade paraense, por meio de reuniões, debates e audiências públicas que visam aperfeiçoar cada vez mais a missão principal da corporação, que é preservar vidas.