O projeto da nova feira do produtor do Jardim Botânico já está pronto, mas a obra só sairá do papel no início do próximo ano, conforme esclareceu o administrador regional Alessandro Paiva durante um encontro que teve com lideranças da cidade no tradicional “senadinho” da feira.
ai ou não esta obra da feira? Tem ou não os recursos para isso? ” Esses foram alguns dos questionamentos feitos por um grupo de líderes e moradores do Jardim Botânico durante uma espécie de sabatina ao administrador regional do Lago Sul e Jardim Botânico, Alessandro Paiva em um encontro ocorrido neste sábado (22) na feira do produtor do Jardim Botânico.
A feira construída de forma provisória, em 2004, pelo primeiro administrador da cidade Hamilton Santos, encontra-se com as suas estruturas totalmente comprometidas o que enche de preocupações os feirantes e consumidores. Além do mais, a cidade cresceu e a região com mais de 70 mil moradores não possuem uma feira decente que ofereça condições para quem trabalha e para quem consome.
Alessandro Paiva ao atender o convite do “senadinho da feira”, grupo composto de moradores da região do Jardim Botânico que se reúne religiosamente todos os sábados para debater os mais diversos assuntos da cidade, disse que o projeto da nova feira do Produtor já está totalmente concluído e que os recursos já estão totalmente assegurados. O administrador disse que conseguiu R$ 500 mil por meio de emenda do deputado Rôney Nemer (PMDB) e um milhão e 400 mil de emenda do deputado Ronaldo Fonseca( PROS-DF).
Ele afirmou que antes mesmo da conclusão do projeto uma outra tarefa fez com que o cronograma fosse retardado, já que era necessário a regularização da área para que as emendas parlamentares fossem alocadas para o projeto. Somente agora foi que área recebeu a sua regularização pela Terracap.
De acordo com o projeto arquitetônico apresentado por Alessandro Paiva a nova feira terá dois mil e 400 metros de área construída, com 100 box, cuja obra está orçada em R$ 2.100 milhões.
Além dessa obra de reforma e ampliação da feira do produtor a assessoria técnica da Administração desenvolveu outro projeto onde encontra-se contemplado a construção do centro administrativo regional do Jardim Botânico, bem como equipamentos públicos como delegacia de polícia, Corpo de Bombeiros, BRB, uma loja do Na Hora. O projeto, segundo o administrador regional já passou pela Terracap, Conplan e se encontra análise da Secretaria de Urbanismo para a sua aprovação no próximo dia 27.
“Gostaria que todos entendessem que um projeto como esse não nasce de um dia para o outro ou num estalar dos dedos. Isso dependeu de tempo, de muita articulação para que a gente chegasse a este objetivo, embora estando eu como administrador regional há menos de sete meses e contando com um quadro técnico bastante resumido para atender as grandes demandas das duas cidades: Lago Sul e Jardim Botânico”.
Alessandro pediu o apoio da comunidade para a realização de uma grande audiência pública já que se faz necessário a aprovação de uma nova NGB (norma de gabarito) para a cidade para que todo o comercio seja devidamente regularizado e que possa funcionar com alvará emitido pela administração pública.
“Penso que estamos avançando no sentido de regularizar a cidade que há mais de 30 anos os seus moradores vivem o dilema da insegurança jurídica. A meu ver, isso não tem que ter cheiro de grupos políticos, tem que ter o cheiro da comunidade. Ela tem que participar desse processo”, disse Paiva.
O que é o “senadinho”?
Há mais de três anos um grupo de moradores composto por jornalistas, servidores públicos, advogados, empresários, arquitetos, militares, escritores, poetas e feirantes, escolheu a Feira do Produtor do Jardim Botânico, mais precisamente na Barraca do Adalto, como ponto de encontro que ocorre religiosamente todos os sábados, sempre a partir das 11 horas. É a chamada turma de final de feira.
O “senadinho” ou “boca maldita” como quer que o grupo seja identificado não importa: o que interesse mesmo é fazer do encontro um centro de debates políticos, sem cor partidárias, dos assuntos mais relevantes que afetam a cidade condominial, o DF ou o país.
Na roda de conversa séria e sem mentiras, entre um gole de cerveja e outra, todos são tratados de “excelências” título que deveria ser cultuado tão-somente ao povo. Os debates são de alto nível, respeitoso e levado a sério que o Radar faz questão de cobrir todas as rodas de sabatinas em que autoridades se disponha a encarar como fez o administrador do Lago Sul/Jardim Botânico Alessandro Paiva. No próximo sábado, o sabatinado da vez será o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Juareizão (PSB). O convite será feito. Resta saber se ele topa.
Da Redação Radar
VEJA VÍDEO DE ALESSANDRO PAIVA:
[embedplusvideo height=”240″ width=”500″ editlink=”http://bit.ly/2fa73Gg” standard=”http://www.youtube.com/v/bnnvDBXaWEE?fs=1″ vars=”ytid=bnnvDBXaWEE&width=500&height=311&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep7928″ /]