O resultado de uma pesquisa, não divulgada, realizada entre os dias 1º a 21 de janeiro desse ano pelo Instituto Exata, o médico e pré-candidato a governador do DF Jofran Frejat, bateu 30% das intenções de votos caso a eleição fosse hoje. O governador Rollemberg deu uma melhorada, segundo a pesquisa, aparecendo na segunda posição com 10%. O resultado pode levar os dois grupos de oposição a optarem por “Frejat governador”
Por Toni Duarte
Apesar de não ter ficado nada definido em uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (31/01), na casa do deputado Alberto Fraga, no Lago Norte, entre o grupo partidário formado pelo PMDB,PP,PSDB,PTB, DEM e PR, no entanto, o nome de Jofran Frejat, pode ser consolidado entre o grupo até o final de março. O grupo optou pela realização de uma pesquisa que será feita de forma independente e isenta.
Se prevalecer o pacto feito em dezembro de 2016 de que aquele que estivesse melhor avaliado em março de 2018, seria o candidato do grupo, Jofran Frejat já pode ser considerado como o escolhido por todos.
Em todas as pesquisas feitas no DF por diferentes institutos nos últimos dois anos, o nome de Jofran Frejat aparece melhor avaliado entre os concorrentes. Jofran leva a vantagem por conta do recall produzido pela eleição de 2014 quando foi ao segundo turno na disputa pelo Buriti perdendo para Rodrigo Rollemberg.
Nos primeiros 20 dias do ano, o Instituto Exato realizou uma pesquisa no DF em que ouviu cerca de 1.900 pessoas. Na estimulada entre Frejat e o governador Rollemberg, o médico chega a 30% das intenções de votos contra 10% do governador. A pesquisa também aponta que o governo de Brasília deu uma melhorada e pode crescer ainda mais.
Os números da pesquisa Exata, que não foi publicada mas que é do conhecimento de alguns dos atores da cena política de Brasília, obrigou os dois grupos de oposição a Rollemberg a refazer a leitura se desejam realmente derrotar o governador nas urnas.
Cristovam Buarque , Joe Valle e Rogério Rosso, construtores da “terceira via”, acreditam que possam apadrinhar a candidatura de Jofran Frejat se o grupo PMDB,PP,PTB , PSDB e DEM descartar. Cristovam que chega ao fim do mandato de senador pelo DF, com uma das mais brilhantes atuações dentro do Congresso Nacional, tem consciência de que é melhor estar ao lado de Jofran Frejat do que retornar aos braços de Rollemberg.
Em contato com Radar nesta quinta-feira, o candidato do PR, afirmou que espera de forma serena que as oposições se unam em torno do mesmo objetivo: o de salvar Brasília e fazer com que volte a ser a “capital da esperança”.